São Francisco de Assis e o legado profundo da Quaresma de São Miguel
Na próxima semana, dia 4 de outubro, toda a Igreja celebrará o legado de uma das figuras mais ilustres da nossa história: São Francisco de Assis. Ao longo de 799 anos, a influência franciscana é imensurável.
Não dá para citar São Francisco sem mencionar:
- A gestão da Terra Santa, com 90% do que lá acontece sob a jurisdição dos franciscanos.
- A paixão e o amor aos pobres.
- O zelo eucarístico e a profunda devoção à Eucaristia.
- Os inúmeros santos e doutores da Igreja que vieram da Ordem, como Frei Galvão, Santo Antônio, São Boaventura e até mesmo Padre Pio.
Mas, hoje, quero destacar um aspecto de sua espiritualidade que nos toca diretamente neste tempo: a Quaresma de São Miguel Arcanjo.
A Quaresma de São Miguel, uma criação franciscana
Você sabia que a Quaresma de São Miguel Arcanjo, como a conhecemos, nasceu com São Francisco de Assis?
Francisco de Assis era um homem de profunda disciplina espiritual. Dos 365 dias do ano, ele passava cerca de 200 deles em Quaresma. Ele compreendeu que o ser humano precisava de tempos de jejum e penitência, além da Quaresma soberana da Igreja, para alcançar a maturidade espiritual e evitar recaídas. Por isso ele dividiu o ano em cinco quaresmas.
Foi ao subir o Monte Alverne durante uma dessas quaresmas, em uma profunda experiência com os Santos Anjos, que Francisco recebeu o mistério místico das chagas de Jesus Cristo (os estigmas). A profundidade desse mistério foi mediada pelos Santos Anjos.
O chefe da milícia celeste
Embora São Miguel Arcanjo seja o chefe da milícia celeste e leve o nome dessa quaresma, é impossível separá-lo dos outros arcanjos e dos demais coros angelicais.
- A Quaresma de São Miguel é também a quaresma de São Gabriel e São Rafael, que são celebrados juntos no dia 29 de setembro.
- Durante este período, invocamos os nove coros das três hierarquias angelicais nas nove saudações.
- E, claro, não podemos deixar de lado nossos Santos Anjos da Guarda.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo:
Leia tambén:
:: Seus olhos se abriram no partir do pão
:: O cego Bartimeu
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS