Padre Renné Viana

O Batismo de Jesus

O Batismo de Jesus: Manifestação, Missão e Nova Criação

Padre Renné Viana

A missão de Jesus começou no momento em que Ele se encarnou no seio da Virgem Maria.

O Batismo de João e o Dilema Bíblico

Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Por que Jesus vai ao encontro de João Batista? Porque João Batista havia se declarado como aquele que viria antes do Messias para preparar os caminhos do Senhor.

João Batista havia se declarado como aquele que batizaria, levando o povo à conversão dos seus pecados, para que, convertidos dos seus pecados, eles pudessem esperar o Senhor que viria, o Messias esperado pelo povo de Israel. Mas aqui há um detalhe importante: o batismo de João era um batismo de conversão. Era um batismo em que entra um pecador e sai alguém que se arrependeu dos seus pecados.

Sai alguém convertido daquelas águas. Era um compromisso, era um sinal visível desta conversão que se carregava dentro do coração do povo pela dureza da pregação que João apresentava. Só que agora nós estamos diante de um problema bíblico. Porque, se o batismo de João é um batismo de conversão, por que Jesus vai ser batizado se Jesus não tem pecado? Porque Jesus precisa se converter? Não.

E por que Jesus vai ser batizado? É nesse dilema que João questiona Jesus. Diz o evangelista: “Mas João protestou, dizendo: ‘Eu preciso ser batizado por ti e tu vens a mim?’”

Cumprir toda a justiça

Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto, deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça.” Aqui está o segredo que o Evangelho nos apresenta. Aqui está, para nós, um grande significado do batismo de Jesus.

Primeiro, Jesus nos mostra que, em tudo, Ele assumiu a nossa condição humana, a ponto de se aniquilar para poder receber um batismo que Ele não precisava receber, para nos dar o exemplo. Assim o Catecismo da Igreja fala para nós: para nos dar o exemplo e o modelo de como nós deveríamos viver a vida de cristão.

Como eu e você deveríamos viver a vida de alguém que nasce de novo pelas águas do batismo, se abaixando, se aniquilando, entrando naquelas águas.

O Batismo como nova criação

É um modelo daquilo que eu e você precisamos viver. Em determinado momento, quando Jesus entra nas águas, Ele santifica aquelas águas. Continua para nós o Evangelho que João concordou porque Jesus diz: “Nós precisamos cumprir toda a justiça.”

E justiça, dentro do Evangelho de São Mateus, é o cumprimento da vontade de Deus. Justo é aquele que faz a vontade de Deus. Então, quando Jesus está dizendo “Precisamos cumprir toda a justiça”, Ele está dizendo: “Precisamos cumprir a vontade de Deus. Precisamos fazer tudo como Ele estabeleceu que deveria ser feito, como Ele estabeleceu que deveria acontecer. Nós precisamos fazer assim, João.”

O versículo 16 diz: “Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água.” Esse detalhe que Mateus nos apresenta é muito importante. Jesus é batizado dentro da água e Ele sai da água.

Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre

O dia do nosso aniversário de batismo é muito mais importante do que o nosso aniversário de vida.

Assista a homilia completa:

Leia também:
:: Um SIM que muda o mundo
:: Versus Alto – Pier Giorgio Frassati

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.