Padre José Eduardo

Visita a Isabel. O Magnificat

Visita a Isabel. O Magnificat

“Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o senhor lhe prometeu.

Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou a humildade de sua serva. Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o todo poderoso fez grandes coisas em meu favor.

O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos.

Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre’. Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para casa.” (Lucas 1, 39-56)

Maria, a arca da Nova Aliança

Descrito por São Lucas no Evangelho,  Maria é a arca da Nova Aliança, e essa ideia não era apenas da comunidade de São Lucas, e vemos claramente no livro do Apocalipse.

No Apocalipse de São João, no final do capítulo 11, versículo 19, o texto diz: “Abriu-se o templo de Deus que está no céu e apareceu, no santuário, a arca da sua Aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e uma grande tempestade de granizo.

Então, apareceu no céu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dor, atormentada pelo trabalho de parto”.

Capítulo 12, versículo 5: “E ela deu à luz um filho varão, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.”

Confira a pregação completa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.