Frei Josué

As armas com que lutamos

As armas com que lutamos

Confira a homilia com o Frei Josué

Deus é aquele que nos chamou primeiro à vida, e entre milhões de possibilidades, Ele quis a mim e a você.
Um dos textos vocacionais que eu acho mais lindo na Sagrada Escritura é um texto de Jeremias: “A vocação de Jeremias”. Quando o Senhor diz para ele: “Antes que fostes formado no ventre de tua mãe, eu já te conhecia, eu já te havia chamado e designado”.

Em outras palavras, eu já te havia vocacionado para um chamamento especial, uma missão.

A Palavra de Deus não serve apenas para Jeremias, mas também para nós, pois antes de sermos formado no ventre de nossa mãe, já existíamos no pensamento d’Ele. Ele não tinha apenas sonhado com nossa altura, cor dos olhos, com nossos pais, mas sim com uma missão específica.

Cada criança, cada ser humano que nasce, que pisa na face da Terra, vem com uma missão, tem um plano de Deus a desenvolver. E quando descobrimos qual é esse plano e temos a coragem de dizer ‘sim’ a ele, de viver os planos de Deus e não os nossos, somos verdadeiramente felizes.

A vontade de Deus

Um grande Santo Franciscano conventual, um homem extraordinário, Maximiliano Maria Kolbe, dizia que a fórmula da Felicidade – que era ‘V’ (grande) = ‘v’ (pequeno), vontade de Deus: V grande, nossa vontade: v pequeno – é a mesma fórmula da Santidade. Ou seja, o santo é a pessoa mais feliz que existe nesse mundo.

A coisa que Deus mais ama em cada um de nós é quando confiamos cegamente n’Ele. Por exemplo, quando alguém nos diz que não confia em nós, que está de olho, é difícil aceitarmos isso, pois significa que essa pessoa está duvidando de nós, esperando só a nossa queda. Isso magoa.

Já quando a pessoa chega e diz que confia totalmente em nós: “Pode cuidar disso para mim?”, nós nos sentimos honrados. É assim que Deus se sente, é o que mais Lhe agrada, e o demônio sabe disso. Por isso a maior vitória do demônio é quando começamos a desconfiar em Deus.

Confira a homilia completa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.