Neste mês de agosto, a Igreja do Brasil se debruça sobre as vocações. Hoje, vou tratar sobre a vocação do leigo na Igreja. A temática que estamos experienciando hoje é: “Se ouvirdes a voz de Deus”.
A escuta da Palavra de Deus
A escuta se dá num ambiente ordinário, porque, enquanto cristãos e leigos, é na nossa vida que o Senhor vai se manifestar. Pense na sua rotina, você acorda, cuida dos filhos, depois tem de cuidar do almoço, da casa. No seu dia a dia, existe um espaço para a escuta da Palavra de Deus?
Sem a escuta da Palavra não há como responder ao chamado de Deus. O homem e a mulher que professam a fé precisam ser homem e mulher da escuta. Não estou dizendo que precisamos fugir da nossa realidade, porque os documentos da Igreja são muito sábios e nos dizem que é na lida do nosso dia a dia que escutamos a Deus.
O leigo é o povo de Deus
No nosso português, a palavra “leigo” é usada para esclarecer aquele que não tem experiência em algo. De acordo com a Palavra de Deus, leigo significa laicos do povo. Para a compreensão da Igreja, leigo é conhecido como o povo.