Reconstruindo os corações sofridos

A cura e a reconstrução dos corações sofridos vem pela convivência dos corações humanos

Hamilton Apolônio - Foto Wesley Almeida/cancaonova.com

Hamilton Apolônio – Foto Wesley Almeida/cancaonova.com

Toda minha família serve ao Senhor. Uma de minhas filhas se casou com um dos rapazes que se recuperou das drogas em nossa comunidade. Aquele jovem ajustou a vida, organizou a cabeça, voltou aos estudos, namorou minha filha por cinco anos, casaram-se e hoje vão ter um filho.

A evangelização concreta exige relações humanas

Descobri que a cura é graça de Deus. A evangelização concreta exige relações humanas, tem que ter rosto, nome algo concreto. Existem pessoas libertas através da música, do canto, mas principalmente, quando alguém se dispõe a tocar a carne de Cristo, aproximando-se delas.

Alguns de nossas comunidades se perdem nas grandes atividades e encontros e deixam de olhar para o lado para quem tem rosto e nome que precisa da Palavra. Deus está falando com você. A cura e a reconstrução dos corações sofridos vem pela convivência dos corações humanos.

Um rapaz que mora em casa, teve a esposa assassinada brutalmente. Quando chegou em casa, veio rebelde, não queria estar ali. Hoje ele perdoou o rapaz que matou a esposa e não quer mais se vingar do assassino de sua esposa e não quer mais se vingar.

É uma pena que nossas comunidades tornaram-se impessoais. Eu sei o nome deste rapaz, sei sua história. O que a pessoa fez não diz o que ela é, cada pessoa é filha de Deus feita para amar. Nossas comunidades precisam tocar a carne de Cristo.

Se a comunidade Boa Nova não tivesse acolhido pessoas para morarem conosco, já teríamos acabado enquanto comunidade. Não pense que vamos acabar se reunirmos pessoas conosco.

Não desisto porque lembro de rostos e nomes

Quando penso em desistir aparece na minha cabeça rosto e nomes, meu coração está cheio de pessoas e por elas não tenho o direito de voltar atrás.

Para minha comunidade a parábola do Samaritano é muito concreta, a partir dela não quero saber quem é meu próximo, quero saber de quem preciso me aproximar para me tornar próximo. Padre Jonas disse que precisamos ser comunidades doces, tenho uma imagem em casa que nos lembra isso, é a rapadura, ela é doce e dura. A rapadura tem firmeza sem perder a doçura.

Papa Francisco tem questionado sobre as famílias que fazem as refeições com celular ou assistindo TV, ele disse que isto não é família, mas pensionato. Não acredito que com tudo o que precisamos fazer encontremos tempo para assistir novela, só tem tempo quem não está fazendo o que precisa.

Muitas pessoas não querem relacionamentos humanos, mas preferem os monitores porque quando está chato desligam.

Papa Francisco na Evangeli Gaudium diz que precisamos ter a mística de vivermos juntos. Quando eu vejo as novas comunidades fazendo um bem tão grande sei que elas fizeram um itinerário com Jesus.

Os membros mais fracos são os mais necessários

Os membros mais fracos são os mais necessários, os mais indecentes a gente os cobre. Um dos filhos de Noé se deu mal porque descobriu a nudez do pai, o expôs e tomou uma repreensão muito séria.

Dons carismáticos, eclesialidade, caridade e não buscar os próprios interesses, muitos de nós precisamos entender que há um caminho, não podemos parar no começo, tem muito mais, até que Cristo seja tudo em todos.

Tenho impressão que a estratégia de Deus é nos amar, até que nos amemos e assim o amemos nos outros. Precisamos amar e ser aquilo que Deus quer, mas sozinho não! Infeliz de quem quer se isolar.
Geralmente o isolamento revela orgulho, soberba muito alta. Precisamos uns dos outros.

Ainda na Evangelli Gaudium o Papa diz que a verdadeira cura está no modo de nos relacionarmos uns aos outros, que em vez de nos adoecer nos cura. As pessoas que fogem do contato, do corpo a corpo, buscam o mais fácil estes adoecem. Quantos de nós fugindo da vida comunitária, das conversas. O Papa disse que a verdadeira cura está na comunidade que sabe reconhecer Deus no outro, não deixe que nos roubem a comunidade. Eu não quero perder a minha comunidade, portanto, não fuja dos conflitos e enfrente-os como Cristãos.

Materia-G--595x420-pregacao-hamilton-apolonio

Peregrinos durante a pregação de Hamilton – Foto Wesley Almeida/cancaonova.com

Para reconstruir os corações sofridos exige contato

Quero concluir com um ensinamento muito prático, a parábola da misericórdia em Lucas 15. A crítica a Jesus foi que Ele comia e bebia com pessoa de vida ruim, mas saiba que são essas pessoas que nos fazem crescer em espiritualidade.

Existem pessoas precisando de misericórdia, e esta consiste em trazer de volta o valor àquele que não se acha mais valioso. Se Deus não valorizasse suas ovelhas, ele não iria atrás daquela uma que se perdeu. Poderia até pensar que tinha 99 porque ia atrás de uma que se perdeu? No tempo de Jesus as ovelhas não eram número, tinham nome.

Todas as vezes que queremos eliminar problemas, eliminamos pessoas

Todas as vezes que queremos eliminar problemas, eliminamos pessoas. Se desejamos que pessoas saiam da comunidade é porque nosso pastoreio está muito ruim. Enquanto as pessoas que estão a nosso redor não se sentirem amadas, não serão curadas em nossos corações. A comunidade não são as estruturas, mas as pessoas.

É triste quando alguém vai embora da comunidade e as pessoas não choram por isso. Outra Parábola que quero contar e esta mostra a figura feminina, a mulher que tinha 10 moedas e uma se perdeu, essa mulher representa a Igreja, as novas comunidades. Esta mulher perdeu a moeda, para isto acendeu a luz, arrastou os móveis e varreu até achar, assim são as pessoas de nossa comunidade, elas tem valor precisamos encontrá-las. A moeda não se perde, alguém a faz perder e precisamos ir em busca até achar, mesmo que esteja escondida.

Não importa se você está como ovelha ou moeda, o importante é que é filho de Deus e sempre a teremos que encontrá-la novamente. As vezes, temos mais olhos para os de fora que para os de dentro, somos uma igreja em saída, mas saímos juntos como família, comunidade.

Quero pedir que Deus cure o seu coração, pricipalmente, aqueles que são ovelhas ou moedas perdidas. Que você tenha uma nova experiência com Deus que, se você saiu, Ele deixou a porta aberta.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair 

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186 – 2600 

contribuicaocn1


Hamilton Apolônio


Comunidade Boa Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo