Jovem, tenha a coragem de seguir!

Maria-de-fatima-pregacao

Maria de Fátima 
Foto: Jorge Ribeiro/cancaonova.com

Jovem o que te rouba de Jesus?

A partilha desta palestra está baseada na vida de um jovem, conhecido na Bíblia como o jovem rico.

Palavra meditada: Marcos 10, 17 – 22

O jovem

A palavra revela que, o jovem que correu ao encontro do Mestre sabia quem era Jesus, sabia quem era Aquele homem e estava em busca de respostas. Era uma pessoa que “observava as leis, desde sua juventude”, porém sentia que faltava algo.

Percebe que, quando nos aproximamos de alguém, é porque pensamos que aquela pessoa seja boa, pois vemos qualidades. Possivelmente, aproximo-me porque ela me faz bem, ou se for um relacionamento utilitarista é porque essa pessoa pode me dar algo. Jesus de uma forma muito interessante, percebe que aquele jovem, tinha o costume de se relacionar fazendo algo para ganhar alguma coisa, para ser merecedor de recompensa.

:: Confira as fotos do “Acampamento #RVJ2018”

O jovem, ao encontrar com Jesus, “caiu de joelhos” e perguntou “BOM Mestre, que DEVO fazer para GANHAR a vida eterna?” No diálogo estabelecido após essa pergunta, vamos prestar atenção na ação do jovem. Como dito anteriormente, ele era um jovem observador das leis, dos mandamento. Porém, nem sempre o observador é alguém que se compromete com aquilo que observa.

Jesus percebe isso, mas, talvez, aquele jovem ainda não tivesse vivido a experiência com o Senhor.

A Palavra e o olhar de Jesus

O Mestre conhece o coração humano, e tem uma força de atracão ao olhar para aquele jovem, Ele já sabia quem era o jovem. Um importante detalhe é o que Jesus diz no versículo 21, “Jesus FITANDO com amor lhe disse, só uma coisa te falta (…)”.

O olhar de Jesus para aquele jovem revelou quem ele era. Quem é fitado por Jesus, no seu amor, nunca mais é visto como era antes.

Mas temos a afirmação do Senhor, “só uma coisa te falta”, e essa afirmação pode significar:

  • não falta, vai vende tudo que tem;
  • você tem muito, você faz muito, mas te falta algo e pode ser o mais importante;
  • falta pouco, falta só uma coisa, uma coisa. Para alguns, quando se diz que falta só uma coisa, parece que está mais perto de conseguir; para outros pode parecer mais distante, porque falta uma coisa, a mais importante.

Ao ouvir as palavras de Jesus, aquele jovem ficou pesaroso e foi embora triste, pois possuía muitos bens.

A escolha

O que falta hoje para você? Além disso, o que você já tem e já possui? Pergunto a você se isso que te falta é o mais importante? É somente uma coisa que te falta?

Pergunte-se agora : “O QUE ME FALTA”?

Jesus ao fazer aquele pedido, para o jovem deixar tudo; faria o jovem feliz, porém, esse jovem, encontrava-se num conflito, e  isso é quando há dois motivos incompatíveis, querendo assumir a direção do nosso comportamento.

Esses conflitos geram em nós ansiedade, angustia, medo do futuro, medo de decidir, medo da escolha.

Quais os bens que você tem hoje, não digo de bens materiais apenas, e sim daquele “bem” te rouba de Jesus? Que te coloca em conflito para fazer uma escolha?

Quando estamos diante de uma escolha, que é um conflito; por vezes ficamos paralisados, porque, não temos coragem de dar o passo, de largar tudo. Mas, hoje, o Senhor convida você, a revolucionar a sua vida, e essa escolha só depende de você.

Acompanhe um trecho:

Leia mais:

:: Seja autêntico
:: Eu sou diferente não indiferente

Transcrição e adaptação: Rafaela Ramos

 


Maria de Fátima


Missionária da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo