Rafaela Rocha

Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo

Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc 1,28)

Pregadora: Rafaela Rocha

Primeiro, vamos procurar ficar mais parecidos com Maria: ela era gente como a gente, era mãe, era filha, era discípula. O primeiro passo é nos parecermos com Maria. Depois, a meta é sermos parecidos com o Filho dela.

A Palavra de Deus

“Entrando o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).

Essa palavra precisa ser salvação para nós. Então, vamos imaginar essa cena: segundo os estudiosos e teólogos, Nossa Senhora, no momento da Anunciação, deveria ter, aproximadamente, entre 12 e 16 anos. Era costume judaico dar as moças em casamento nessa fase da adolescência, quando o corpo já estava pronto para o matrimônio, para a vida familiar.

Nossa Senhora já estava prometida em casamento a José, tinha esse compromisso. E é nesse contexto que ela recebe a visita mais extraordinária da sua vida.

A simplicidade de Nazaré

Nazaré não era uma cidade grande, mas uma pequena aldeia, um vilarejo pobre. Poucas casas, poucas pessoas, todos se conheciam. Imaginem a cena: uma jovem de 12 a 16 anos em casa. Uns dizem que estava rezando; outros, que fazia suas tarefas diárias limpando, cozinhando, arrumando.

Mas, no fundo, não importa o que Maria fazia. Importa que tudo nela era voltado para Deus. Rezando ou cozinhando, cuidando dos pequenos ou meditando a Palavra, Nossa Senhora vivia inteira em Deus.

Tudo nela respirava Deus. Tudo falava de Deus. Tudo começava em Deus e tudo terminava em Deus.

Maria, toda de Deus

Santo Afonso de Ligório, no livro As Glórias de Maria, recorda que não havia nada que Nossa Senhora fizesse sem estar voltada para Deus. Até dormindo, seus pensamentos e sonhos estavam n’Ele.

Se hoje nós vivemos conectados o tempo inteiro na internet, Maria vivia conectada o tempo inteiro em Deus. Não perdia tempo.

O beato Carlo Acutis dizia: “Sou feliz porque sei que não perdi um minuto da minha vida em nada que não fosse para Deus”. Que testemunho! Um jovem de 15 anos conseguiu viver essa entrega total. Isso nos constrange e nos inspira.

Assim também era Nossa Senhora: toda de Deus, toda consagrada ao Senhor.

Assista à pregação completa:

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.