Moisés Rocha

As causas da cegueira espiritual

As causas da cegueira espiritual

Por Moisés Rocha

2 Carta de São Paulo aos Coríntios 4,3: “Se o nosso evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o Deus deste mundo obcecou, a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

Palavra do Senhor!

Paulo e os ataques ao Evangelho

O apóstolo Paulo pregava e as pessoas se convertiam em massa. Mas quanto mais a Igreja crescia, mais os mestres da lei ficavam incomodados. Como eles não podiam conter o avanço do Evangelho, resolveram atacar o mensageiro.

Começaram a gritar em praça pública que Paulo não era um dos doze, que ele era um traidor, um hipócrita. Mas quanto mais batiam no mensageiro, mais as pessoas se convertiam, porque o Evangelho não se deixa acorrentar!

E em vez de Paulo ir para as redes sociais se defender, ele dá uma aula pública a respeito de cegueira espiritual.

O que é a visão espiritual?

Antes de entender sobre a cegueira, nós precisamos entender o que é a visão espiritual. Porque essa cegueira não é de nascença; a pessoa, um dia, enxergou, mas, agora, não enxerga mais.

A Bíblia diz que os olhos de Deus são olhos de fogo (Apocalipse 19) que controlam a terra inteira (2 Crônicas 7), e são tão minuciosos, que sabem cada fio de cabelo que cai da sua cabeça (Mateus 10).

A teologia chama isso de visão beatífica. Existe o nível “hard”, que é na vida eterna, quando veremos Deus face a face. Mas já existe um primeiro estágio aqui: é quando você começa a ser criterioso, equilibrado, a ter maturidade e discernimento.

Essa visão o impede de fazer escolhas erradas. Não é porque a moça é da Igreja, que ela é para você. Não é porque o salário é bom, que esse emprego é para você. É preciso discernimento para perguntar: “Deus, onde o Senhor me quer?”.

Qual é a diferença entre profecia e teimosia? É Deus dizendo se é para ir. Se Deus disser que é para ir, é profecia. Se Deus não disser, você é teimoso! E Deus não honra gente teimosa.

As duas causas da cegueira espiritual

Quando você perde essa visão, entra na cegueira espiritual. Paulo explica que existem duas causas principais:

Causa 1: O véu que nós mesmos colocamos

Paulo diz em 2 Coríntios 3,13 que muitos frequentam a sinagoga, mas as coisas não entram na cabeça porque há um véu diante dos olhos. E quem coloca esse véu em nós não é o diabo, mas nós mesmos. Alguns exemplos de véus:

Vitimismo: “Ninguém me ama, ninguém me quer”;

Mágoa: “Eu não vou perdoar porque não merece”.

Causa 2: Quando o deus deste mundo cega a inteligência

A segunda causa é mais grave. Paulo diz em 2 Coríntios 4,3: “O deus deste mundo cegou a inteligência”.

O diabo toca na mente, e a pessoa não consegue mais enxergar a luz de Deus. Judas caminhou com Jesus por três anos e, ainda assim, foi enganado.

Muitos perdem a fé na Providência Divina:
Adiam casamento para juntar dinheiro;
Adiam filhos por medo de gastos;
Ficam presos em empregos infelizes por falta de confiança em Deus.

É o Espírito Santo quem nos dá a visão espiritual. Por isso peça:

“Vem, Espírito Santo! Dá-me esta visão espiritual! Eu quero ver a vontade de Deus acontecer na minha vida!”.

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.