Confie no Senhor

Só no Senhor a força e a vitória! No “Hosana Brasil” trazemos pedidos ao Senhor, mas, sobretudo, trazemos agradecimentos, pois o “Hosana” é em especial um momento de ação de graças. Neste “Hosana” estou trazendo muitos agradecimentos ao Senhor.

Meu agradecimento, meu profundo agradecimento ao Senhor, por estar totalmente restabelecido. Eu agradeço a Deus de todo o coração. Eu estou profundamente agradecido, é ação de graças. Hoje mergulho no Coração de Deus, agradecido, e o meu coração é de quem recebe muitas graças.

Monsenhor Jonas Abib
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

“Felizes são aqueles que esperam no Senhor!” Eu me identifico com este refrão bíblico, porque eu esperei no Senhor, me uno a muitos que esperaram e, como eu, alcançaram graças, e digo àqueles que ainda não as receberam: vale a pena esperar!

O salmo sempre vem de acordo com a primeira leitura, que diz: Primeira Leitura (Is 30,19-21.23-26):

“Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá”. Digo a você que confiei nas palavras dessa leitura, o Senhor quer que você confie nelas também. Espere no Senhor, confie n’Ele. A palavra-mestra é confiar; diga com fé: “Senhor, eu confio em Vós, por isso eu vou em frente por acreditar que vou ser atendido”.

Quando buscamos a Deus, necessitados, o Senhor nos comove, porque Ele é Pai, e podemos dizer que este Pai tem o coração de mãe. O Senhor se comove com as dores de Seus filhos.

E segue a leitura: “O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre”. Não é o Senhor quem nos dá o pão da angústia, isso vem dos próprios acontecimentos e da fragilidade do nosso corpo; mas quando a angústia vem ao nosso coração, o Senhor não se aparta de nós. O Senhor estará ao nosso lado, como Mestre, para nos conduzir na nossa angústia e tribulação. O Senhor é um maravilhoso pedagogo. E quando estamos na angústia e na aflição, Ele está como um Mestre, que nos pega pela mão.

A aflição e a angústia nos desnorteiam. E você que está passando por isso, ou que passará, saiba que Deus está aí e que Ele é o seu Mestre.

Peregrinos e Comunidade CN reunidos para agradecer a Deus!!
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

“Teus olhos poderão vê-lo e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda”. O Senhor diz que, quando os seus ouvidos, na hora da aflição não ouvirem a Deus, Ele diz que você escutará. Então diga ao Senhor que você quer escutá-Lo. Peço que, na hora da aflição, você possa senti-Lo. Diga: Senhor, quero vê-Lo e ouvi-Lo na dor e na aflição.

A Palavra de Deus nos mostra o caminho a seguir sem nos desviarmos para a direita nem para a esquerda. E também afirma: “Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico”. Quantos agricultores semeiam a semente e ficam aguardando a chuva, e eu digo: meu irmão, confie no Senhor. Sei que você já passou por várias situações que não saíram como você gostaria, mas o homem que cuida da terra tem uma esperança: se não choveu neste ano, no próximo ano choverá. Confie no Senhor e Ele fará.

O Evangelho (Mt 9,35–10,1.6-8) de hoje começa inicialmente fazendo uma síntese da vida de Jesus. “Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade”.

Jesus foi de povoado em povoado, curando e realizando muitos milagres, depois deste percurso o Senhor viu como estava o povo e São Mateus relata:”Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos”. E a Palavra ressalta que Ele se compadeceu, o Senhor se compadeceu do povo, ou seja, Ele sentiu a dor daquele povo. E o que Jesus faz:”A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

Meus irmãos, o nosso povo está deste jeitinho, cansado e abatido como ovelhas sem pastor. Precisamos de muitos e bons padres, de religiosos. Precisamos de novas comunidades. O Senhor nos diz: “Preciso também de você, você deve ir e se apóstolo”. Jesus diz a você: “Eu conto com você”.

O Senhor quer que você vá e leve a evangelização com ardor. Nesta tarde, o padre Adriano Zandoná apresentou o novo livro dele “Curar-se para ser feliz”; Deus deu este dom a ele. Talvez você também tenha este dom. E hoje temos as redes sociais, onde se pode escrever menos, e eu lhe digo: se aventure neste meio. Talvez você não tenha o dom de pregar, mas utilize-o em outros meios. Fale de Jesus, não deixe de falar do Senhor! Se Deus lhe deu a capacidade de pregar, pregue.

Seja apóstola, seja evangelizadora, sabemos que a mulher fala mais do que o homem, então, mulher, use esse dom para falar de Deus. Testemunhe o que Deus fez na sua vida. São esses operários de que o Senhor precisa.

Estamos em pleno Advento, este tempo que nos preparamos para a Vinda do Senhor, então nos preparemos. E nos preparemos também para a Vida Gloriosa do Senhor. É por causa da Segunda Volta do Senhor que precisamos evangelizar urgentemente.

Seja como o pastor que perdeu uma ovelha e que foi atrás desta que se perdeu.

Nós tivemos Bento XVI, o Pontífice para a nova evangelização, mostrando que a Igreja quer a nova evangelização. E agora vem o Papa Francisco, apresentando o Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), sua primeira Exortação Apostólica.

Talvez na sua casa tenha uma ovelha perdida, ou até mesmo uma ovelha negra, essa ovelha precisa de um cuidado especial, talvez você já tenha feito muito por essa pessoa e ache que já fez tudo, mas não, não desista dela! Primeiro, reze por essa pessoa!

Hoje o Senhor está de braços abertos para receber você! Acolha o chamado de Jesus! Aceite o abraço de Jesus! O abraço mais lindo do que o do pai do filho pródigo. Entregue- se a Jesus.

Transcrição e adaptação: Elcka Torres

↑ topo