Frei Gilson

É preciso aprender a esperar

É preciso aprender a esperar: descubra o segredo da mulher cananeia

É preciso aprender a esperar. Diga comigo: “É preciso aprender a esperar”. Repita para você mesmo: “É preciso aprender a esperar”. É fácil a gente esperar? Não. Esperar, para nós, acaba sendo uma prova, porque nós queremos tudo do nosso jeito, na nossa hora. E a vida, ela vai nos ensinando que é preciso esperar o tempo. Existe um tempo para cada coisa: tempo para nascer, tempo para morrer, tempo para sorrir, tempo para chorar.

Frei Gilson prega no Hosana Brasil 2025 – Foto: Daniel Xavier / Canção Nova

A mulher que soube esperar no Senhor

Quando esse tema chegou ao meu coração, logo me veio uma mulher que soube esperar em Deus. Uma mulher que, depois da Virgem Santíssima, foi a mais elogiada na Bíblia; uma mulher que foi elogiada pelo próprio Senhor. Vamos abrir a Bíblia em Mateus capítulo 15, versículo 21 a 28.

“Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma cananeia, originária daquela terra, gritava: ‘Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!'”.

Talvez você, mãe, não saiba o que é isto; nós não sabemos o tamanho da dor dessa mulher, a dor dessa mãe de ver sua filha atormentada. E o que acontece?

“Jesus não lhe respondeu palavra alguma”.

Eu queria que você já fosse percebendo isso: Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Jesus fez ela esperar. Seus discípulos vieram a Ele e lhe disseram com insistência: “Despede-a, ela nos persegue com seus gritos”. Jesus respondeu-lhes: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele dizendo: “Senhor, ajuda-me”. Talvez você veio na Canção Nova pedir ajuda de Deus. Talvez você esteja aqui como essa mulher, precisando de um milagre para sua casa, para seus filhos.

Jesus respondeu-lhe: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos”. É isso mesmo, Jesus chamou aquela mulher de cachorra. O interessante é que o evangelho termina com um grande elogio de Jesus para essa mulher: “Grande é a tua fé! Seja-te feito como desejas”. E na mesma hora a sua filha ficou curada.

Vocês querem aprender o segredo dessa mulher? Sim ou não? Ela esperou no Senhor e celebrou sua vitória.

Os segredos da vitória: renúncia e insistência

Qual é o segredo para também celebrar vitórias na minha família? Eu vou usar vários padres da Igreja para me ajudar.

1. Sair da Idolatria

Começo com Epifânio Latino (século V). Ele diz que quando Jesus se afastou dos judeus, foi para a região de Tiro e Sidônia. Deixou os judeus para trás e foi até os gentios. E veio uma mulher daquela região e clamou. Epifânio diz: “O Senhor saiu dentre os judeus e a mulher saiu do seu território gentil”.

O primeiro segredo dessa mulher é que, quando ela sai de uma terra pagã ao encontro de Jesus, significa que ela quer deixar também a sua idolatria, significa que ela quer mudar de vida. Se o demônio achou brecha na vida dessa família, é porque essa família deu brecha ao demônio.

Aquilo que os judeus perderam, ela encontrou. Aquilo que eles negaram na lei, ela professou pela fé. Essa mulher tem a ousadia de buscar a fé. A primeira coisa que essa mulher nos ensina é que, quando nós buscamos uma graça de Deus, nós precisamos estar dispostos a mudar aquilo que Deus quer que a gente mude.

2. A Insistência na Oração

Santo Agostinho diz que ela gritava desejosa de obter ajuda e permanecia insistente, mas era ignorada. “Não para que a misericórdia lhe fosse negada, mas para que o desejo fosse inflamado”. E não apenas para que o desejo fosse inflamado, mas para que a humildade fosse louvada.

Santo Agostinho nos diz duas coisas interessantes: essa mulher é insistente na espera. Você precisa ser insistente, nós não podemos desistir. Por que Deus não responde de imediato? Porque Deus quer que o desejo dela aumente, Deus quer provar a nossa humildade.

Veja, a primeira vez Jesus não responde nada. Ela poderia ter dito: “Ei, Jesus não gostou do que eu falei, vou ficar quieta”. Não! Ela fala de novo, ela começa a gritar. Quem tem fé jamais desiste, quem tem fé não abandona o caminho.

Diga comigo: “Essa mulher não é de desistir”. Eu espero que você também não desista da tua família, da tua fé católica apostólica romana. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Humildade: filhos e cachorrinhos

Hilário de Poitiers (ano 310) diz que essa mulher não pedia cura para si mesma, mas pedia ajuda para sua filha, isto é, para o povo gentil preso por espíritos impuros. Quem tem fé não fica egoisticamente pensando só em si mesmo.

Mas Jesus diz: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos”. Os gentios recebem o nome de cachorros aqui. Essa mulher busca Jesus mais do que o próprio povo de Jesus. Ela sabia que poderia ser hostilizada, mas ela não busca a aprovação dos homens, ela busca a aprovação de Deus.

Se Jesus chamasse você de cachorra, você ia ficar com trauma pro resto da vida! Olha para quem tá do seu lado e diga: “E se Jesus te chamasse de cachorro?”. Ela não tem problema com isso porque ela não está preocupada com a sua autoimagem. Os humildes não estão preocupados com a sua própria glória.

A resposta que mudou tudo

Essa mulher poderia ter brigado com Jesus? Sim ou não? Sim. Mas ela concordou com Jesus. Ela disse: “Sim, Senhor”. Ela reconhece: “Eu sei, Senhor, que o povo gentil é cão em sua adoração de ídolos”.

Mas ela completa: “Mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”. Em outras palavras: “O que os judeus rejeitaram, dá para mim! Se eles não Te aceitam, eu Te aceito!”.

A fé recebe o que as obras não merecem. Através da fé, os gentios foram feitos filhos a partir de cães. Como diz João 1, 12: “A todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”.

Orgulho vs. humildade

Por outro lado, judeus insubmissos se tornaram cães repulsivos. O Salmo 21, 17 diz: “Muitos cães me rodeiam, um bando de malfeitores me cerca”. Aqueles que eram filhos, estão se tornando cachorros pela sua oposição a Deus, enquanto aquela que era cachorra torna-se filha pela fé.

São João Crisóstomo observa a humildade dela: Jesus chamou os judeus de filhos, mas ela os chamou de “donos”. Ela não tem inveja, ela não tem orgulho. Compare isso com as palavras orgulhosas dos judeus em João 8: “Somos descendentes de Abraão”.

De um lado, um povo orgulhoso; do outro lado, uma mulher que aceita ser chamada de cachorra e humildemente pede um milagre. Qual lado você vai querer estar? Diga comigo: “Eu preciso da fé dessa mulher! Eu preciso da humildade dessa mulher!”.

A cura do nosso orgulho

Jesus diz: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como desejas”. E na mesma hora a sua filha ficou curada. A fé humilde e constante gera milagres.

Santo Agostinho termina dizendo que o povo judeu estava cheio de orgulho por ter a lei e os profetas. Por causa desse orgulho, eles não responderam a Cristo. Deus, sendo Deus, tornou-se homem para quebrar o nosso orgulho.

A maior cura que tem que acontecer no nosso coração é a cura do nosso orgulho. Você não tem direito a nada. Tudo o que nós recebemos de Deus é graça! Graça, graça, graça!. Jesus morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Ele não morreu porque você mereceu.

Baixa o seu orgulho, se humilhe na presença do Senhor como essa mulher se humilhou. Deus eleva os humildes e derruba os poderosos. Vamos fazer do nosso próximo ano, 2025, um ano de mais humildade.

Oração e decisão

Jesus, derrama sobre nós a fé dessa mulher cananeia. Essa fé constante, essa fé humilde, essa fé que não desiste nunca.

Diga comigo: “Eu não vou parar!”. Diga mais forte: “Eu não vou parar! Eu vou continuar! Eu vou seguir além!”.

Não desista da tua filha, não desista do teu filho. Quem aqui tá terminando o ano cansado? Diga: “Cansados, mas não desanimados!”. A gente só pode parar quando pisar o pezinho no Paraíso.

Deixa Deus sonhar em ti. Tenha paciência como essa mulher. Ela esperou. E se você souber esperar, o que acontece? Segue além! Amém! Aleluia!

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.