Magda Ishikawa

E vós, quem dizeis que eu sou?

E vós, quem dizeis que eu sou?

Pregadora: Magda Ishikawa

Pega a sua Bíblia no Evangelho de São Mateus, capítulo 16, 13 – 19.

Jesus realizou diversos milagres. Se você pegar as passagens anteriores e for ler, verá a multiplicação dos pães, curas, Jesus caminhando sobre as águas. Ou seja, Jesus realiza vários milagres. Por quê? Porque Ele está provando, mostrando aos seus discípulos e àqueles que estão ao seu redor que Ele não é um homem comum, não é um homem qualquer.

Ele não é qualquer um. Ele realiza milagres. Ele anda sobre as águas. Ele multiplica os pães. Ou seja, não é qualquer pessoa. Trata-se de algo totalmente fora do normal. Quem aqui consegue andar sobre as águas? Quem aqui consegue multiplicar pães? Quem aqui consegue operar milagres desse nível, curar um leproso?

A pergunta central de Jesus

No versículo 13 diz:
“Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista, outros Elias, outros ainda Jeremias ou algum dos profetas’. E Jesus retomou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’”

Veja só: essa pergunta é uma pergunta central. Ela não é uma pergunta qualquer. Quando Jesus pergunta “E vós, quem dizeis que eu sou?”, não é uma pergunta de Enem, não é uma pergunta de vestibular.

Três pontos para entender a pergunta

Para que nós possamos compreender melhor essa pergunta, precisamos entender três pontos.

1. Quem faz a pergunta

Quem está fazendo a pergunta? Não é um professor de religião, de teologia ou de filosofia. Não é quem elaborou a prova do Enem.

Quem está fazendo a pergunta é o próprio Deus. Quem faz hoje essa pergunta para você e para mim não sou eu, Magda, não é Carlo Acutis, não é o Luís que está cantando. Quem está te perguntando hoje é o próprio Deus:
“E vós, quem dizeis que eu sou?”

2. O objetivo da pergunta

O objetivo dessa pergunta não é para passar em um vestibular, em um curso, em uma prova. Jesus faz uma pergunta central, uma pergunta-chave.

Ele pergunta hoje para você: Jesus é o centro da sua vida? Ele é o centro do seu coração? É uma pergunta que vai ao mais profundo do nosso interior, porque Ele quer saber se está no centro do nosso coração.

3. O lugar da pergunta

Jesus escolhe um lugar específico para fazer essa pergunta. O texto diz que Ele foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos.

Por que Ele leva os discípulos até Cesareia de Filipe? O que havia naquele lugar?

Cesareia de Filipe era conhecida por uma grande caverna associada ao culto ao deus Pan. Essa caverna era considerada como as portas do inferno. Ali eram oferecidos sacrifícios, pois acreditavam que por ali entravam e saíam os espíritos mortos e os espíritos maus.

É exatamente nesse lugar, conhecido como símbolo do contato entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, que Jesus faz essa pergunta.

Quem dizem as pessoas ser Deus hoje?

Jesus faz duas perguntas, mas estamos centrados na principal. Primeiro Ele pergunta: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?”

Os discípulos respondem: “Alguns dizem que é João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou algum dos profetas”.

E hoje, em 2026, século XXI, quem dizem as pessoas ser Deus?

Para muitos, Deus é uma energia, uma vibração positiva, um Deus que não fala, não pede conversão, não se relaciona, mas está em todo o cosmo.

Para outros, Deus é um “quebra-galho”: só existe quando a coisa aperta. Na prova do Enem, no vestibular, na dificuldade, aí Deus aparece. Fora disso, Ele some.

E hoje, para muitos, o novo deus do momento é a IA. Para muitos, ela faz tudo.

Ou seja, as pessoas dizem muitas coisas sobre quem é Deus hoje.

E a pergunta continua ecoando para cada um de nós: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Assista a pregação completa:

Leia também:
:: Um SIM que muda o mundo
:: Versus Alto – Pier Giorgio Frassati

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.