Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, porque eis que obra nova já surge
Padre Fernando Carvalho da Diocese de Itapetininga (SP) é convidado a refletir sobre o tema: “Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, porque eis que obra nova já surge”. Deus nos chama a olhar para frente, a viver a esperança e a acreditar na obra nova que Ele realiza em nossas vidas.
O tema de hoje é muito forte e propício para este tempo que estamos vivendo. Baseado no texto do Apocalipse, “Eis que faço nova todas as coisas”, também traz como tema da pregação o texto de Isaías: “Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, porque eis que uma obra nova já surge” (Isaías 43,19).
Estamos vivendo um tempo favorável e de graça. O texto de Isaías, o grande profeta da esperança, ecoa como um anúncio de renovação e fé. Ele viveu há cerca de 700 anos antes de Jesus, em um período de grandes desafios e dificuldades. Ainda assim, trouxe uma mensagem de esperança para um povo sofrido e desanimado.
Hoje, estamos no Novo Testamento, celebrando o nascimento de Jesus, o Natal do Senhor. Estamos na oitava do Natal, um período especial em que a Igreja prolonga a celebração por oito dias, dada a grandeza deste mistério. Nosso Senhor nasceu, e com Ele nasce também a esperança que enche nossos corações.
Assim como Isaías anunciou a palavra de Deus em tempos difíceis, apresentando um Deus Criador que caminha com Seu povo, também nós somos chamados a viver essa fé. Deus nos fortalece, resgata e alimenta nossa esperança. Mesmo em meio a tristezas, desânimos e dificuldades, temos a certeza de que a nossa vitória está na fé em Deus.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: