Hoje é um dia de consolo para nós. Você acredita nisso? Acredite e tome posse, pois tudo na vida desmorona quando nos falta Deus. Sem Ele, tudo perde o equilíbrio, a ordem, a paz. Mas se estamos na presença do Senhor, encontramos a paz, a ordem e o equilíbrio em nossos desejos e vontades.
A busca humana pelo equilíbrio
A vida do homem é uma jornada em busca do equilíbrio de suas paixões e do ordenamento de sua existência. Essa busca incessante é por uma felicidade tão desejada e, na verdade, imposta por Deus em nosso coração. Ele colocou em nós o desejo de caminhar em direção à felicidade para que, ao buscá-la, possamos encontrar no Senhor o nosso verdadeiro repouso.
O desejo universal de felicidade
O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1718, afirma que Deus colocou em nós o desejo de felicidade. Todos nós queremos ser amados, ser felizes e ter sucesso em nossas escolhas — seja no matrimônio, na vocação ou em qualquer área da vida.
No entanto, há um problema. Embora todos nós convirjamos no desejo de felicidade, muitas vezes divergimos no caminho para alcançá-la. Nós desejamos ser felizes, mas os caminhos que escolhemos nem sempre nos levam a esse destino.
A perda da ordem sem Deus
A realidade é que, mesmo querendo a felicidade, às vezes nossos caminhos se tornam diferentes e desordenados. O casal que se une para ser feliz, por exemplo, pode ver seus objetivos se perderem quando a ordem é quebrada.
A ausência de Deus desestabiliza a nossa vida. Sem a Sua presença, a paz e a ordem se perdem, e a busca pela felicidade se torna um caminho de frustração. O verdadeiro consolo e o repouso genuíno só são encontrados quando nossa jornada é guiada por Aquele que plantou o desejo da felicidade em nosso coração.
O desafio é alinhar nossa vontade com a vontade de Deus, deixando que Ele seja o centro de nossa vida e de nossas escolhas. É assim que encontramos a felicidade que realmente dura.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: