Eu preciso perdoar
Pregador: Irmão Luís Maria
O perdão só é possível pela graça de Deus
Eu e você não conseguimos amar os inimigos, perdoar de coração, se não for por uma graça de Deus, se não for pela ação do Espírito Santo de Deus. E Ele dá a Sua graça aos humildes. Deus resiste aos soberbos e dá Sua graça aos humildes. Por isso perdoar é fruto da oração.
O perdão é fruto da oração
Quero contar para vocês um testemunho de uma pessoa que achou que não conseguiria perdoar. Porque o perdão é mais difícil quando é de pessoas próximas, de pessoas que você ama muito, de pessoas das quais você não esperaria aquela decepção, aquela traição. Pessoas que deveriam amar você, como o pai, a mãe… Esse é o perdão mais difícil!
O testemunho de uma jovem
Uma jovem estava trabalhando conosco em um retiro de jovens, e ela foi dar o testemunho dela sobre perdão. Aquilo me marcou demais, porque ela era religiosa, era freira, e contou a experiência dela quando pequena.
Ela e a irmã sofreram muito durante alguns anos vendo o pai sempre bêbado, chegando em casa e batendo na mãe, sem ter tempo para elas. Depois de algum tempo, esse pai abandonou a família. As meninas eram pequenas, a mãe sofreu bastante para cuidar delas e aquela jovem guardou no coração um ódio enorme.
Ela cresceu com o desejo de encontrar o pai para jogar na cara dele tudo que ele merecia, nutrindo raiva e vontade de que ele pagasse por tudo que tinha feito.
Em determinado momento, ela começou a participar de um grupo de jovens. Ali, foi orientada a rezar uma Ave-Maria todas as noites pelo pai. Ela não queria, e dizia: “Eu não gosto desse homem”. Mas, por obediência e por estar buscando a Deus, ela rezava.
Mesmo sem vontade, todas as noites ela rezava a Ave-Maria pelo pai. Durante anos, achava que não tinha perdoado, pois ainda sentia raiva.
O reencontro transformador
Já moça, um dia o pai reapareceu. Ele estava destruído pela bebida, como um mendigo. O pai, ao voltar à casa de um parente, viu algumas crianças e pensou que eram suas filhas. A parente respondeu: “Não, suas filhas já são moças grandes”. Nesse momento, essa jovem apareceu diante dele.
Ela conta que não sabe explicar o que aconteceu. Na hora em que viu o pai, sentiu compaixão, como na parábola do filho pródigo. Abraçou o pai, cuidou das feridas dele, levou comida. Ela mesma diz que não sabe como conseguiu, porque isso é fruto da graça, fruto da oração.
Às vezes, estamos rezando o Rosário, acordando de madrugada, adorando Jesus e não vemos o milagre acontecer. Mas ele já está acontecendo. Deus age no silêncio. O inimigo gosta de barulho, mas a graça já está acontecendo.
Diga isso para você mesmo: “A graça que eu estou pedindo, que eu estou precisando, já está acontecendo”.
Jesus nos diz em Marcos capítulo 3: “Quando você pedir algo ao Senhor, já acredite que Ele te ouviu, já acredite que você recebeu”.
Assista à pregação completa:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS