A Eucaristia, o maior milagre do amor de Deus
Toda quinta-feira é um dia muito especial, porque é o dia da instituição da Santíssima Eucaristia. E a Santíssima Eucaristia e o maior milagre do amor de Deus.
Antes de refletir sobre esse grande dom do amor de Deus, quero ler um trecho do discurso eucarístico de Jesus. Podemos dizer que o próprio Jesus preparou os Seus discípulos para receber esse dom na Última Ceia pela primeira vez. Essa catequese da primeira eucaristia de Jesus encontramos no Evangelho de São João, capítulo 6.
Por isso, gostaria de ler uma parte do discurso eucarístico de Jesus.
O discurso eucarístico de Jesus
O Senhor esteja convosco. Proclamação do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo João. Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus:
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que eu hei de dar e a minha carne para a salvação do mundo.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu ressuscitarei no último dia.
Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e nele.
Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.”
Palavra da salvação, palavra de amor, palavra de vida eterna.
Jesus, o primeiro catequista
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, Jesus é o primeiro melhor dos catequistas. E um bom catequista para explicar os mistérios da fé começa com uma experiência do dia a dia.
O povo que estava ouvindo Jesus já por três dias estava com fome, e Jesus se compadeceu deles.
Os discípulos de Jesus disseram: “Manda-os embora, para que comprem pão”. Mas Jesus disse: “Não. Vocês têm que dar pão para eles”.
Então, um menino com cinco pães e dois peixes apresentou-os para o Senhor. E depois sabemos que o Senhor mesmo fez o milagre da multiplicação.
Desses cinco pães e dois peixes ficaram saciados cinco mil homens. Isso é incrível!
A multiplicação dos pães: sinal do que estava por vir
Como Jesus fez esse milagre da multiplicação dos pães? Jesus abençoou, deu graças e depois pediu os discípulos para distribuir os pães. E ao distribui-los, estes se multiplicaram. Ao partir o pão, o pão se multiplicou.
Esse milagre da multiplicação dos pães já é uma prefiguração do maior milagre do amor de Deus. Qual é o milagre da Eucaristia? A Santa Comunhão não é uma uma parcela de Deus, algum dom especial que Ele dá entre outros dons. Não. A Santa Eucaristia é Deus que dá a si mesmo a nós.
Isso é meu corpo que será dado por vós. Isso sou eu que me dou a você, porque eu te amo.
Podemos ver como a Eucaristia é o maior dom de Deus. Jesus, na Quinta-feira Santa à noite, na Última Ceia, sabia que ia voltar ao Pai, mas não queria nos deixar órfãos.
O amor não tolera distância nem separação, por isso inventou uma maneira para ficar conosco todos os dias até o fim do mundo. Ele inventou o mistério, o milagre da Eucaristia. Nesse pão, Ele está presente; está presente todo o mistério de Deus. Porque onde está Jesus, o Filho de Deus encarnado, também está o Pai e o Espírito Santo.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo:




