Feliz quem se compraz?
Vamos refletir sobre o tema desta pregação que diz: “Feliz quem se compraz”. Vamos fazer um caminho baseado neste tema que está no Salmo 1. Se você está com a sua Bíblia, eu convido você a já ir marcando aí, pois mais à frente nós iremos refletir sobre esse Salmo.
O que é felicidade para você?
Eu pergunto para você que está aqui, para você que está em casa: O que seria felicidade para você?
Responda para você mesmo: o que seria felicidade para você? Se o salmo nos diz que “feliz quem se compraz”, então podemos dizer que a única fonte de felicidade está em Deus. Podemos dizer que, fora de Deus, nós não encontraremos felicidade.
Agora, se para você o conceito de felicidade são bens materiais, são conquistas, então existe um conceito de felicidade para você que não é essa felicidade que o salmista está falando aqui na Palavra.
O que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica?
Eu anotei, aqui, uma passagem do Catecismo da Igreja Católica (CIC 27) falando a respeito desse tema. Ele diz assim:
“O desejo de Deus está inscrito no coração do homem.
Deus não cessa de atrair o homem para si.
E somente em Deus o homem há de encontrar a verdade —
a verdade que passa pela verdadeira felicidade que ele não cessa de procurar.”
Você já teve aquela sensação de que faz tudo, conquista tudo o que quer — o emprego desejado, os sonhos realizados — e, lá no fundo, ainda sente um vazio? Levanta a mão quem já teve essa sensação: a sensação de que tudo o que você faz não o preenche. Eu já tive essa sensação, e, muitas vezes, eu a tenho quando quero buscar coisas fora de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica nos diz que o homem só encontrará a verdadeira felicidade em Deus.
Nós fomos criados para Deus. O nosso coração, a nossa alma, só serão saciados em Deus. Então, eu digo para você: se você busca felicidade fora de Deus, você vai ser infeliz. Você pode acreditar que está sendo feliz, que está satisfeito no serviço do Senhor, que está se encontrando no serviço do Senhor… Só que, por trás de tudo isso, é um católico meia-boca — desculpa dizer a palavra —, porque quando falamos de felicidade, de encontrar felicidade no Senhor, nós precisamos assumir que somos católicos, que somos cristãos, que assumimos tudo o que comporta o ser cristão.
Onde está o seu tesouro?
O próprio Evangelho vai dizer:
“Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração.”
Se o conceito de felicidade para você — por exemplo — é o seu carro, então o seu tesouro estará lá.
E você não estará sendo feliz na sua totalidade em Deus. Você está entendendo?
Eu digo para você que está aqui, para você que está em casa: não existe felicidade fora de Deus. O conceito de felicidade para os cristãos — para aqueles que querem seguir Deus verdadeiramente — é diferente do conceito que o mundo prega.
Não dá para falarmos, para cantarmos “Vem, Espírito de Deus”, se nós não estamos abertos a essa vida nova, a buscar essa verdadeira felicidade que nós encontramos somente em Deus.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: