Fiéis até o fim: a luta pela coroa da vida
Nós viemos aqui proclamar as vitórias de Deus para 2025 e para o futuro. Vira para quem está do seu lado e dê uma boa notícia: Muitas vitórias virão pela frente!. A palavra que Deus me deu para a virada do ano está em 2 Coríntios 5, 7: “Não andamos pela visão, mas pela fé”.
O que é a fidelidade cristã?
O tema da minha pregação é “Ser fiel até o fim”. A fidelidade cristã não é um caminho fácil. É um caminho exigente que nos deixa cicatrizes na alma e na carne. Mas tem algo importante: A fidelidade é o amor provado. Repita comigo: A fidelidade é o amor provado!
Não há como trilhar o caminho da fidelidade sem suor, lágrimas e sangue. Coloca a mão no coração e diga: “Senhor, obrigado por todas as cicatrizes que eu trago… elas são sinais da vitória e da graça”. Quando chegarmos no céu, Jesus vai dizer: “Eu estava do seu lado quando você lutava
O exemplo de Santo Antão
Vocês conhecem Santo Antão? Ele foi para o deserto enfrentar seus “demônios”, suas fraquezas. A batalha foi tão intensa que os demônios apareceram em forma de feras — leopardos, leões, serpentes. Ele lutava espiritualmente e dizia: “Se vocês fossem tão poderosos, não precisavam vir em tantos; bastava um! Poderoso é o meu Deus”.
Ele caiu desfalecido, mas vencedor! E quando recobrou a consciência, viu Jesus sorrindo. Ele perguntou: “Jesus, onde o Senhor estava enquanto eu estava nessa luta tão intensa?”. Jesus respondeu: “Eu estava aqui vendo você vencer. Você não me via, mas eu estava do seu lado”.

Padre Roger Luis – Foto: Bruno Marques
A Cidade Permanente
Nós lutamos por algo precioso. Diga comigo: “Eu preciso lutar pela santidade”. Hebreus 12, 14 diz: “Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Precisamos viver reconciliados, levantar a bandeira da paz.
Nós não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Talvez alguns que vieram no Hosana de 2024 já não estejam entre nós. Nós estamos lutando pela cidade de Deus, o Céu!. Diga forte: O Céu é a minha cidade permanente! O mundo tenta criar uma “cidade permanente” com bunkers e tecnologia, mas nós não somos deste mundo, estamos de passagem.
O Céu é a minha cidade permanente
Segura na mão de quem está do seu lado e diga: “Nós estamos em guerra”. É uma guerra espiritual que começou no jardim do Éden. Nossos inimigos são o diabo, o mundo e as paixões da carne. Mas, se nós determinarmos a lutar, a vitória é certa porque nosso aliado é Jesus Cristo e a milícia celeste. Lembra de Eliseu? Quando o servo viu a cidade cercada e teve medo, Eliseu orou: “Senhor, abre-lhe a visão”. E ele viu a montanha cheia de cavalos e carros de fogo. Aprenda uma coisa: Os que estão conosco são em maior número do que os que estão contra nós!.
As virtudes necessárias para vencer
Para sermos fiéis até o fim, precisamos de duas virtudes essenciais:
1. Perseverança
Mateus 24, 13 diz: “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Não basta começar bem. Santo Agostinho dizia que o mérito está em perseverar até o fim. São Josemaria Escrivá dizia: “Começar é de todos, perseverar é de santos”. E o que é o santo? É aquele que cai e tem a coragem de se levantar!. Diga: “Senhor, segura o Felipe (diga seu nome), porque senão no final do dia ele estraga tudo”. Eu já estraguei tudo muitas vezes, mas quero recomeçar. Perseverar não significa nunca sentir cansaço, mas não ceder ao desânimo. Eu te exorcio, desânimo, em nome de Jesus!.
2. Fortaleza
Balance a mão do irmão e diga: “Seja forte e corajoso”. Fortaleza não é a cidade do Ceará, é a virtude! É a força interior dada por Deus para enfrentar o medo, o sofrimento e até a morte. O Catecismo nos ensina que a fortaleza nos dá constância na busca do bem e capacidade para o sacrifício.
Envio e oração ao Espírito Santo
Olha para quem está do seu lado, dá o seu melhor sorriso e diga: “Se você for fiel até o fim, e se eu for fiel até o fim, eu vou te ver lá no céu!”. Vale a pena lutar!
Levante seus braços agora. Peça ao Espírito Santo a perseverança dos santos e mártires. Diga: “Espírito Santo, eu sou fraco, mas peço a graça de não me deixar caído. Eu quero lutar pela fidelidade até o fim”. Quero terminar como o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, guardei a minha fé, terminei a carreira”. Senhor, não deixa a Canção Nova desistir, não deixa nenhum consagrado desistir. Recobrem a força! Vem, Espírito Santo! Vem, vem, vem!.




