Padre Adriano Zandoná

Judas ou João? 4 passos para escolher a santidade

4 pilares para não seguir o caminho de Judas

Querido irmão, querida irmã, você aqui, você em casa, como o padre dizia no início, a celebração da missa é um momento muito importante para nós que queremos viver o PHN. Esteja atento ao mover do Espírito Santo no teu coração. O padre Jonas sempre nos ensinava que quando eu estou pregando aqui, o Espírito Santo está falando algo no teu coração, talvez até algo que eu nem pretendi dizer.

Preparando essa missa, algo muito estranho e ao mesmo tempo interessante aconteceu comigo. Ontem eu fui presidir uma missa interna aqui na Canção Nova e senti que eu comecei a homilia ontem no evangelho de ontem e que eu iria terminar no evangelho de hoje. Eu saí da missa de ontem com uma sensação de incompletude. E eu vou pregar sobre o evangelho de ontem, me permita, e também sobre o de hoje, porque o de ontem e o de hoje são uma coisa só.O evangelho de ontem, para quem foi na missa, ele fala sobre a escolha dos apóstolos. Quantos apóstolos Jesus escolheu? Doze. Quantas tribos de Israel existiam no antigo testamento? Doze. Jesus estava fundando o novo povo de Deus.

O paradoxo de Judas

Na sua família, todo mundo é gente boa? Ou você tem um tio mala também? A gente esconde as histórias feias, sim ou não? Ninguém se orgulha de ficar falando dos próprios defeitos. A gente esconde o que é ruim. Mas você sabe o que é interessante? Se a gente esconde o que é ruim, por que que a Bíblia não esconde?

Nunca te intrigou o fato de na lista dos 12 apóstolos estar sempre o nome de **Judas Iscariotes**? Ué, mas a Bíblia não tá escondendo, gente. O cara traiu. Para Jesus era uma vergonha falar de Judas Iscariotes, humanamente falando, sim ou não? Então, por que que a Bíblia coloca uma coisa vergonhosa? Ele ouviu o mesmo evangelho que São Pedro ouviu. Ele ouviu o mesmo evangelho que São João ouviu. Mas esses foram mártires, deram a vida por Jesus. E Judas traiu e se enforcou. Por quê?

E você sabe que tem algumas traduções que diz assim: “Judas Iscariotes, aquele que **se tornou** o traidor”. O verbo no original do grego dá esse sentido de movimento. Ele se tornou ou foi se tornando traidor.

LEIA TAMBÉM:
:: Volta pra casa do Pai, é tempo de misericórdia
:: Eu sou um jovem PHN
:: Agenda de Eventos Canção Nova
:: Siga nosso perfil no TikToK

A escolha de Deus é irrevogável, mas e a sua?

Existe uma escolha divina, só que existe uma escolha humana que se chama correspondência. É responder ao convite que te foi feito. Você precisa escolher aquele que te escolheu. Todo batizado é escolhido por Deus.

O que o evangelho de ontem e de hoje estão querendo nos dizer? A carta de São Paulo aos Romanos 11,29 diz que o chamado de Deus é irrevogável. O que isso quer dizer? Uma vez escolhido, sempre escolhido. A Bíblia está nos dizendo que independente da besteira que Judas Iscariotes fez, ele era um escolhido.

Agora eu respondo essa pergunta. Judas escolheu a sua escolha? Sim ou não? Ele foi escolhido por quem? Por Deus. Mas ele escolheu a sua escolha? Não. Ele foi escolhido, mas ele não escolheu a sua escolha. Presta atenção. Isso é muito forte. O fato dele ser escolhido não eliminou as suas fraquezas.

Existe uma escolha divina, só que existe uma escolha humana que se chama correspondência.

Você pode repetir isso depois de mim. “Eu sou um escolhido. Deus me quis. Ele me escolheu.”

Saiba disso. Mas eu posso te dizer uma coisa. O diabo também tem um propósito para sua vida. Deus preparou um lugar para você no céu, mas o diabo preparou um lugar para você no inferno. O que você precisa fazer para não seguir o caminho de Judas Iscariotes e seguir o caminho de Tiago, de João? Intimidade com Deus: A oração como linha de vida.

Você começa a seguir o caminho de Judas Iscariotes todas as vezes que você deixa de rezar. Dizia o cardeal Robert Sarah: “Quem deixa de rezar já começou a seguir o caminho de Judas Iscariotes. A traição vai ser questão de tempo.” Judas estava perto de Jesus, mas ele não era íntimo de Jesus.

Eu te pergunto, quantos minutos por dia você tira para oração? Se você não reza pelo menos 20 minutos no seu dia, se você não reza o terço, o diabo vai acabar com a sua vida. Me perdoe a sinceridade. Santo Afonso dizia: “Quem reza já se salvou, quem não reza já se perdeu”. Foi a minha amizade com Jesus, visitar o Santíssimo todo dia, que me fez não voltar para a porcaria da droga que eu usava.

Guerra ao pecado: o combate aos “pecados de estimação”

Para escolher a escolha de Deus, você precisa se decidir a combater os pecados. Claro, os pecados mortais, mas sobretudo o que o padre Léo chamava de “pecados de estimação”. É o pecado que você acarinha, você alimenta, ele vai fazendo parte da sua rotina. É a fofoca, o olhar impuro, a preguiça, o excesso de celular, a ira, a desonestidade, a impaciência.

Judas se tornou o traidor. Foram pequenas concessões. A Imitação de Cristo diz que se nós escolhêssemos a cada ano um pecado venial para combater, nós faríamos grande progresso espiritual. Quando você combate um pecado, ninguém combate um pecado sem crescer uma virtude. O jovem PHN precisa lutar. O pecado não pode ser uma opção. Guerra ao pecado, ódio ao pecado.

Acalmar a mente: a luta contra a agitação e a ansiedade

São Basílio o Grande disse: “Não podemos nos aproximar do conhecimento da verdade com um coração inquieto, ansioso.” São Bernardo dizia que o inimigo ama pescar em águas agitadas. Um dos grandes problemas dos jovens hoje é a agitação excessiva da mente. É tanto celular, é tanto estímulo.

Uma pesquisa mostra que o seu celular, com seus vídeos e notificações, gera constantes descargas de dopamina. Com o tempo, seu cérebro precisa de mais e mais estímulo para sentir o mesmo prazer, criando um ciclo vicioso. A parte lógica do cérebro, o córtex pré-frontal, que nos ajuda a ter disciplina, só amadurece por volta dos 23 a 25 anos. Até lá, a juventude está vulnerável. Você vai ter que ser herói nessa geração. Você vai ter que escolher passar pelo menos uma, duas horas do seu dia sem olhar no seu celular. Mude o celular para preto e branco, diminui o estímulo. Você tem que se posicionar.

A perfeição do amor: amar como Jesus amou

Uma última coisa que você tem que ter disposição para fazer, é a disposição de viver a perfeição do amor. Amor, biblicamente falando, é aquilo que Jesus ensinou em Mateus 5,48: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. A palavra grega (τέλειος) (perfeitos) significa um processo levado ao seu estado final, um discípulo que incorporou o caráter do mestre.

É amar como Jesus amou. Deus te chama ao heroísmo do amor. Sabe o diferentão que veio com você aí na caravana? Aquela pessoa difícil, é ela que você tem que amar. Isso é ser santo. Santa Terezinha se determinou a sentar do lado da irmã que mais a irritava, porque ela queria ser santa. Você também tem que ser. É amar até sangrar. É incorporar o caráter do mestre.

 Um chamado à grandeza:sua decisão vomeça hoje

> Diga para quem tá do seu lado assim: “Você entendeu, meu irmão?”
> Pergunta para ele: “Você vai seguir Judas Iscariotes ou vai seguir João?”
> Dá uma sacudidinha nessa pessoa assim, ó. Fala para ela: “Você foi criado pra grandeza, rapaz. Moça, você foi criado pro céu. Você foi criado para voar o voo da águia.”

Levanta os seus braços assim. Solta sua voz rezando em línguas. Você é membro de uma geração eleita. Você foi criado para o céu. Você foi criado para seguir os mártires, os apóstolos, não Judas Iscariotes. Se você está no chão, se você está no pecado, se levanta agora em nome de Jesus. A tristeza não é o teu lugar. O teu lugar é o céu. Deus te quer santo. Deus te quer santa. Deus te escolheu. Você é geração PHN.

Eu peço, Senhor, manifesta a tua glória nesse lugar. Batiza no teu espírito. Liberta da tibieza, do torpor, do desânimo, dos pecados de estimação, da falta de oração, da agitação da mente, da preguiça de amar. Liberta, Senhor.

🎵 Foi a tua presença
🎵 Que nos trouxe aqui, Senhor
🎵 Não desistiremos de te perseguir
🎵 Até te encontrar
🎵 Diante da tua glória
🎵 Não podemos ficar de pé
🎵Mostra quem Tu és
🎵 Vem nos visitar
🎵 Nos fazer queimar de novo…

O Senhor já libertou muita gente. Muitas. O Senhor me dava imagem de correntes, de algemas sendo quebradas, algemas na mente, no comportamento dos vícios. O espírito está aqui e ele já está agindo com poder. Amém. Amém. PHN!

Transcrição e Adaptação: Adailton Batista

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.