Maria Madalena: da escuridão à luz da Ressurreição
Pregação: Frei Gilson
Eu vou pregar a Palavra de Deus e vou usar muitos padres da Igreja para nos ajudar a entender o processo de Maria Madalena.
Mateus 27,61.
Jesus já havia morrido. Maria Madalena foi uma das discípulas de Cristo. Diz a Bíblia que ela era uma das que estavam na cruz com Jesus, porque muita gente correu.
Quando muitos fugiram, ela permaneceu. Foi assim ou não foi? Dos 12 apóstolos, só tinha um lá: João. A Bíblia diz que tinha a Mãe de Jesus, Maria, algumas outras mulheres, mas uma das mulheres que estavam lá era Maria Madalena.
Mulher, você que já perdeu alguém na vida, que já viu alguém morrer na sua frente, alguém que você ama… Maria Madalena tinha, na sua memória, essa dor.
A dor de ver o Amado crucificado
Esses dias, conversando com uma esposa, ela dizia que carrega uma dor enorme porque seu marido morreu na pandemia, e ela não pôde vê-lo. A filha pôde, mas a imagem foi dolorosa.
Qual era o registro que Maria Madalena guardava da morte de Cristo? Um homem que só fez coisas boas: fez paralítico andar, morto ressuscitar, pregou o bem, viveu o bem…
E qual é a lembrança dela? O Amado crucificado nas mãos e nos pés, com coroa de espinhos, sozinho, sendo ridicularizado. Essa era a imagem que ela guardava: Jesus morto numa cruz.
Eu e você imaginamos a cena. Ela não: ela estava lá. Ela viu as chagas dos pés. Ela viu o sangue escorrer. Ela sabia como ninguém o que Ele estava sofrendo.
“Maria Madalena e a outra Maria ficaram lá sentadas defronte do túmulo” (Mt 27,61).
A fidelidade diante do túmulo
Elas ficaram sentadas diante do túmulo. Pode não parecer surpresa, mas… Cadê os apóstolos? Os homens estavam com medo de serem presos. Estavam trancados nas casas.
Maria Madalena, com medo? Não! Ela estava sentada, velando seu Amado Jesus.
Tudo o que eu falar de Maria Madalena, você precisa copiar. Enquanto muitos abandonaram, Maria Madalena nunca abandonou Jesus.
Mesmo que os homens da sua vida abandonem Jesus — marido, filhos —, você nunca deve abandoná-Lo.
Se eles não querem mais ir à missa, se não querem rezar… siga firme!
Amizades que edificam
Há amigas que querem levá-la para o mundão, para festas, para abandonar a família, para o pecado. A verdadeira amizade é essa Maria ao lado de Maria Madalena: “Nós não vamos sair de perto de Jesus”.
Elas estavam lá com unguentos e perfumes. Vede a coragem dessas mulheres! Vede quão profundo é o seu afeto!
Guarde essa palavra: afeto.
O homem é mais racional. A mulher é mais coração.
Assista à pregação completa:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS