Não podemos servir a dois senhores: buscai primeiro o Reino de Deus
Abra a sua Bíblia no Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículos do 24 em diante. A Palavra diz claramente: Não podemos servir a dois senhores. “Não podeis servir a Deus e à riqueza”.

Marcio Mendes – Hosana Brasil 2025 – Foto: Rafaela Ribeiro / Canção Nova
A cura para a ansiedade: confiança na providência
Jesus nos diz: “Não vos preocupeis por vossa vida”. Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, e o Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só dia à sua vida? Olhai os lírios do campo: nem Salomão, no auge de sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus cuida assim da erva, quanto mais de vós, homens de pouca fé?”.
Não vos aflijais perguntando “o que comeremos?” ou “o que beberemos?”. O Pai do céu sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Põe a mão sobre o seu peito e diga: “Eu não vou me angustiar. Eu não vou me afligir com o futuro, porque eu tenho um Pai no céu que sabe do que eu preciso”. Quem tem fé não se desespera. Obedeça a Deus e você não terá que se preocupar, pois as coisas virão por elas mesmas.
O exemplo de Zaqueu: a verdadeira mudança
Deixa eu lhe contar sobre um homem que se afligia com essas coisas: Zaqueu. Ele era rico, tinha tudo, mas lhe faltava tamanho. Para compensar, ele adquiriu tesouros à custa de injustiças, oprimindo os irmãos. Mas a vida de Zaqueu mudou da única maneira que a vida de alguém pode mudar: quando Jesus entrou na cidade dele.
Jesus viu Zaqueu e se ofereceu para entrar na casa dele. Quando Jesus entra na nossa casa, Ele nos liberta! Ele tirou a falsa segurança daquele homem e deu-lhe uma segurança inabalável: a alegria de ser um homem de Deus, justo e generoso.
Entenda uma coisa: você não foi feito para se satisfazer com as coisas deste mundo. A gana por dinheiro, sexo, prazeres, ostentação e status… tudo isso passa. Quanto mais a pessoa tem, mais ela busca e maior é o vazio. Diga para si mesmo: “Eu não fui feito para me satisfazer com as coisas deste mundo”. Existe algo muito mais importante do que aquilo que você pode contar ou tocar: a presença de Deus na sua vida.
O verdadeiro tesouro: Deus e a família
Quando Zaqueu acolheu Jesus, ele descobriu os tesouros que já tinha dentro da sua própria casa. Olhe nos meus olhos: o seu dinheiro nunca será o seu tesouro. Se o dinheiro for seu tesouro, você é a pessoa mais pobre que existe.
Seus verdadeiros tesouros são: sua saúde, sua vida, sua família, sua esposa, seu marido, seus filhos. E o suprassumo do tesouro é Deus. O resto é a “gorjeta” que Jesus põe no seu bolso.
A Palavra de Deus em Eclesiástico 36 nos ensina: “A beleza da mulher alegra o rosto do esposo. Aquele que possui uma mulher virtuosa tem com o que se tornar rico”. Uma mulher de Deus é uma coluna de apoio. Onde não há uma boa mulher, o homem suspira de necessidade.
Quem confia em um homem que não tem morada, que vagueia como um ladrão, pulando de cama em cama? Como pode ser feliz um homem que não ama sua esposa? Como pode ser feliz uma mulher que não respeita seu marido?
As exigências da felicidade: amor, perdão e ordem
A felicidade requer a vontade de Deus. Fora da vontade de Deus, você pode quebrar a cabeça, mas não será feliz. A felicidade também exige prioridades certas:
- Primeiro: Deus.
- Depois: Sua família.
Tem muita gente infeliz porque fez da família ou dos filhos o seu “deus”. Se Deus deixou de ser o primeiro na sua casa, devolva o trono da sua vida para Jesus Cristo.
E o que Ele quer de nós? Amor e Perdão.
- Amor é dívida: Você deve amor às pessoas que Deus colocou no seu caminho.
- Perdão é indispensável: Em Isaías 58, Deus diz: “Se tirares do teu meio toda espécie de opressão, o dedo que acusa e a conversa maligna, tuas feridas hão de sarar rapidamente”.
Pare com as conversas diabólicas, pare com a fofoca, pare de apontar o dedo acusador para seu marido ou seus filhos. O socorro de Deus não pode entrar enquanto houver acusação e opressão. No momento em que perdoamos, a graça e a vitória de Deus rebentam sobre nós.
A vitória nas batalhas e a força espiritual
Quem confia nesse caminho diga: “Eu creio!”. Hosana Brasil! O nosso triunfo é completo. É nas batalhas da vida que você se torna adulto diante de Deus.
Se falaram mal de você pelas costas, não se aborreça. Ali, tem um elogio escondido e recalcado. O mal que falam revela o despeito de quem fala, não quem você é. A vontade de Deus determina quem você é, não a língua dos outros. E nunca fale mal de ninguém, pois isso apenas revela as suas próprias fraquezas.
Abra os teus braços e peça: “Espírito Santo, põe na minha vida quem o Senhor quer que caminhe comigo”.
As batalhas espirituais são bênçãos. O demônio, ao atacá-lo, está treinando você, para que fique forte a ponto de vencê-lo. Os antigos guerreiros acreditavam que, ao vencer um inimigo, o vencedor absorvia o vigor do derrotado. Toda essa força da batalha vai passar para você e abastecer suas reservas espirituais.
As coisas que lhe acontecem têm contribuído para o seu progresso. Levante bem alto seus braços e diga: “Tudo posso naquele que me dá força!”
Busque, primeiro, a vontade de Deus, e todas as outras coisas lhe serão dadas em acréscimo. Jesus é o Senhor da minha vida, da minha casa e da minha família!




