Roberto Tannus

O chicote de Cristo

O significado do chicote de Cristo

O que significa o chicote de Cristo? Por que Jesus teve tanta autoridade e firmeza a ponto de ter que usar um chicote? Por que esse tratamento de choque que Jesus faz?

Vamos entender a importância do chicote de Cristo.

Vamos abrir nossa Bíblia, queridos irmãos e irmãs, no Evangelho de São João, no capítulo 2, logo após as bodas de Caná. São João é o único a colocar essa passagem logo depois das bodas de Caná, no início do Ministério Público de Jesus.

Os outros evangelistas, que nós chamamos de evangelhos sinópticos — porque fazem uma sinopse, um resumo da vida de Jesus — colocam esse acontecimento quando Jesus sobe a Jerusalém e é aclamado pelo povo no Domingo de Ramos; e quando Ele chora sobre Jerusalém, ingrata Jerusalém, que matas e apedreja os profetas.

Jesus chora sobre Jerusalém, que não reconhece o tempo em que ela é visitada.

O templo que precisa ser purificado

Mas por que São João coloca esse acontecimento no início da vida pública de Jesus? Porque esse templo, segundo São João, que precisa ser purificado, somos nós. E se for preciso para purificar o templo, Jesus vai usar o chicote. Vamos entender que é um gesto de amor, que não é de violência, mas de firmeza e amor, como uma mãe amorosa que vê o filho fazendo algo errado e o corrige, retirando-o daquela situação de perigo. Mãe retira com firmeza.

Como diz a carta aos Hebreus: se Deus não nos corrigisse, não seríamos filhos. Qual é o filho que o Pai não corrige, e corrige para o bem?

Na hora da correção, dói, parece que não é boa, porém, os frutos da correção são sempre maravilhosos.

Eu tenho três filhos, e já estou com nove netos. Mas eu e Nelzinha, o amor da minha vida, sempre tivemos firmeza e sempre fomos unidos na correção dos filhos. Por isso nossos filhos são de caminhada, pregam a Palavra de Deus também.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.