Deus tem seu dia
Às vezes, na nossa vida, parece que o mal está vencendo. O demônio pode ter a sua hora, mas Deus tem o seu dia! Não despreze a voz dos profetas que Deus continua enviando ao mundo.
O discurso escatológico de Jesus
No Evangelho de São Lucas (21, 20-30), encontramos um dos discursos escatológicos de Jesus, no qual Ele fala sobre os sinais do fim dos tempos e a necessidade de estarmos vigilantes:
“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles.”
Jesus recorda que os acontecimentos da história não são fruto do acaso. Eles cumprem as Escrituras e revelam o agir de Deus, que tudo conduz para o cumprimento de Seu plano de salvação.
Sinais no Céu e na Terra
“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. E Jesus contou-lhes uma parábola: ‘Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto.”
O Senhor nos adverte para que não temamos os sinais, mas nos mantenhamos de pé e confiantes, porque a nossa libertação está próxima.
Aquele que crê em Cristo não vive dominado pelo medo, mas pela esperança da Sua vinda gloriosa. Assim também nós, ao vermos os acontecimentos do nosso tempo, devemos reconhecer que o Reino de Deus está próximo.
Os sinais estão diante de nós — e a Palavra de Deus nos convida a abrir os olhos espirituais para discernir o tempo em que vivemos.
Os Sinais dos Tempos
Nós, católicos, estamos, muitas vezes, insensíveis aos sinais dos tempos. Vivemos distraídos, preocupados com as coisas passageiras, e deixamos de perceber que a apostasia da fé é o maior sinal dos tempos. O afastamento de Deus, o relativismo e a indiferença religiosa têm crescido em nosso mundo. Por isso é urgente voltar o coração para o Senhor, fortalecer a fé e viver com esperança. “A melhor preparação para a vinda de Jesus é a santidade de vida.”
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: