Os amigos do Noivo trabalham para conquistar a noiva para Ele
“Caríssimos, esta é a confiança que temos no filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.
Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.
Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.
Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (I Jo 5, 14-21).
Precisamos de pessoas que revelem o rosto paternal e maternal de Deus.
Vida de oração
A leitura nos fala que Deus atende a nossa oração, as orações de nossos pedidos se forem segundo a vontade d’Ele. Há pessoas que crescem em estatura, ficam adultos, mas são como um bebe chorão. Algumas pessoas me pedem oração, e depois eu verifico que nem fé eles tinham. Quando Deus não dá aquilo que pedem, ficam decepcionadas com o Senhor.
Daí eu pergunto: “Você acha que Deus só escuta a sua oração quando Ele faz aquilo que você quer?”. Nós rezamos e pedimos no nosso jeito, mas Deus ouve a oração do jeito d’Ele. O Senhor não está obrigado a fazer a nossa vontade. Nós achamos que trocamos de lugares, nos tornamos senhores. Nós pedimos, e Deus nos serve.
Três respostas de Deus para nós
Deus pode dar três respostas para as nossas orações.
Primeira resposta – Sim. Vou lhe dar o que você quer.
Segunda resposta: Deus pode lhe pedir um tempo – Espere! Ainda não é hora.
E terceiro: Deus pode também dizer – Não! Um não também é resposta.
Agora, com tudo isso que eu disse, me responda: Rezar é fácil?
As pessoas pensam: “Se é assim, do jeito de Deus, então não vou rezar. Vou fazer do meu jeito”. Deus tira coisas pequenas hoje, para que coisas grandes possam acontecer lá na frente. E você chora pelas migalhas.
O lixo disfarçado de luxo
Será que o diabo não disfarça o pecado? O pecado é envenenado, e nós comemos achando que é bom e gostoso.
Há momentos em que você faz alguma coisa e pensa: “Tem alguma coisa errada aqui”; “Há algo de errado na voz do fulano”; “Não sinto paz”. A palavra sabedoria vem de sabor. Tem coisas que parecem verdade, mas são mentiras, tem coisas que parecem mentira, mas são verdade. Nessas horas, quem nos dá a sabedoria? É o Espírito Santo.
Você anda digerindo coisa ruim e culpando os outros dizendo: “É o meu marido, são os meus filhos”? Deus vê o nosso coração. Cuidado com o que você vem engolindo, cuidado com aquilo que o mundo vem lhe ensinando; e quando dá errado, você acaba culpando os da sua família.
O Brasil está cheio de “pseudo”-intelectuais que não sabem nada de vida, eles são analfabetos espirituais. Tem gente que sabe várias línguas, mas nunca se ajoelhou para rezar.
Dizem que o que Deus criou está errado, o que a família viveu até hoje está errado. Não! O verdadeiro é Jesus Cristo. Nele está toda a verdade.
Distinguir a verdade da mentira
Como podemos separar a verdade da mentira? Pelo Espírito Santo. Entendimento, sabedoria, inteligência sem o Espírito Santo? Você acha que está agradando a Deus, mas Lhe está desagradando com suas ações.
O homem vê aparência, Deus vê o coração.
Meus irmãos! Quem não rezar, vai levar muito lixo de Satanás para o seu coração. Quantos maridos levam lixo para dentro de casa! Pornografia, adultério… Quantas esposas levam fofoca e conversa fiada? Não deixe o mundo tornar isso atrativo. Num primeiro momento, pode parecer bonito, mas depois vai causar desilusão.
Pecar é ótimo, é bom! Se o pecado fosse ruim, ninguém pecava. O problema são as consequências do pecado. Isso Eva não sabia, ela achou que era só o ato. Ela comeu do fruto e, de tão delicioso, ofertou também a Adão.
Quem planta colhe. Quem planta bênção, colherá bênção. Quem planta Deus, com Deus colherá.
Se você não gosta do que está colhendo, mude a semente. Semear é opcional, colher é obrigatório. O que você fizer contra sua natureza, irá pagar com juros e correção monetária. Deus perdoa sempre; o ser humano de vez em quando; a natureza não perdoa nunca! O que você fizer contra sua natureza, irá pagar.
Queira conhecer o que é verdadeiro, porque aí você descarta o que é fácil e mentiroso.
Quero ser amigo do Noivo
E o Evangelho: “Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.
João ainda não tinha sido posto no cárcere. Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.
João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”(Jo 3, 22-30).
Sabe do que o Evangelho está falando?
De situações em que, quando alguém do mesmo ramo que você começa se destacar mais, comprar mais, a receber mais propostas, dizem o que disseram a João. “As pessoas gostam mais d’Ele (Jesus) do que de você”.
Incentive os dons dos outros
Se essa frase é dita na empresa ou na Igreja, em vez de incentivarmos os dons do outro, vamos cortando. Em vez de nos alegrarmos com o dom do outro, vamos persegui-lo. Até dentro da Igreja, em vez de sentirmos alegria pelo que Deus faz na vida do outro, começamos a “detonar”, excluir, até que a pessoa desiste do dom que recebeu.
Precisamos fazer como João. “Eu sou amigo do noivo”. A Canção Nova é para isso, amigo do noivo, nos faz a cada dia mais nos apaixonarmos por Jesus. A nossa vocação de sacerdote é ser amigo do noivo por excelência. Que você se apaixone pelo noivo. Quando assumirmos nossa vocação de amigos do noivo, a maioria dos problemas de nossas paroquias e pastorais vão desaparecendo.
Nem o inferno pode destruir a Igreja, Jesus disse isso a Pedro. Mas o que o inferno não pode, a desunião pode. Jesus também disse que um reino desunido, contra si mesmo, não há de subsistir. Ninguém pode apropriar-se de uma função se não for Deus quem der.
Senhor, que eu seja teu colaborador! Não me deixe ser levado por ciúmes. Cada um tem o seu dom, que eu jamais ceda a tentação de centrar a atenção das pessoas em mim. Mas que eu seja uma vidraça transparente, que todos te vejam através de mim. Porque Tu deves crescer e eu diminuir.
Amém!
Transcrição e adaptação: Sandro Arquejada