A alegria de ser católico

Professor Felipe Aquino
Foto: Wilson Martins/ Foto CN

Às vezes a gente reza bastante, mas medita pouco e não muda de vida. Mas, se meditamos, deixamos a luz de Deus entrar, então, mudamos. Santa Catarina de Sena dizia: “Entra na sala do seu interior”. Se você se conhecer, você vai ser humilde, vai conhecer a sua pequenez e isso agrada a Deus. Sabemos que o que mais encantou a Deus em Nossa Senhora, foi a sua pequenez. O evangelho diz que aquele que se humilha será exaltado.

A meditação faz a gente conhecer o nosso tamanho e amar o outro. Quando se encerra um ano, eu penso que vem ao nosso coração um pensamento muito forte: é tempo de agradecer. Por isso, mandamos um cartãozinho agradecendo a amizade, mas é preciso agradecer a Deus.. O Senhor não precisa de aplausos porque não podemos acrescentar em nada sua glória, mas Ele quer a sua gratidão. Não existe nada mais triste que a ingratidão. Ser rico não é ter muito, ser rico é precisar de pouco para ser feliz. Deus não deixa faltar o pouco para os que tem fé. Vejam os lírios dos campos, os pássaros do céu… Deus cuida deles.

O pouco que precisamos, Deus não deixa faltar, mas é preciso agradecer a Ele. O Papa João Paulo II, antes da sua morte, no seu sofrimento, dizia: "Quanto mais a gente sofre, mais a gente precisa rezar, quanto mais sofremos, mais precisamos de Deus”. É preciso limpar a alma! Muitas vezes pensamos que os maiores pecados são a inveja, a preguiça, a mentira, a omissão, a luxuria. Não, nenhum desses é o maior pecado! O pior pecado de todos é o de não aceitar Jesus Cristo.

Irmãos, estamos ainda na oitava de Natal, este é o maior acontecimento da humanidade, ele é o centro da história, que se divide no antes e o depois de Jesus Cristo. Jesus em uma discussão com o judeus disse: “Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado” (São joão 8, 24).

Se não aceitarmos Jesus verdadeiramente, vamos morrer no nosso pecado. É viver nesta vida sem Deus e na outra vida também sem Deus. Então, temos que levar Jesus as pessoas neste ano de 2009. Mas repito: é preciso deixar o pecado. Em 1978, João Paulo II, em seu primeiro discurso, disse: “Abra as portas do mundo para Cristo!”

Precisamos abrir as portas das famílias, da politica, mas muitos não querem. Muitos não querem saber de Jesus Cristo e também não querem a Igreja que é o corpo de Cristo. Por que tantos ataques contra Igreja? Porque ela é Cristo que ilumina as trevas. Cristo nos chama para sermos a sua luz no mundo. "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo", diz a palavra do Senhor.

Não tem coisa mais pavorosa do que a escuridão, mas basta uma pessoa acender uma vela, um palitinho de fósforo, que vem o alivio. Aqui a gente aprende uma lição muito grande: ainda que você seja apenas um palitinho de fósforo na escuridão do mundo, isso já é muito. É melhor acender um fósforo do que ficar maldizendo a escuridão. O que adianta você ficar em casa reclamando do seu pai, da Igreja, do bispo? Pare, acenda uma luzinha. Mas como acender uma vela apagada? Encostando-se em outra. Então, se a sua vela está apagada, chegue em outra vela acesa, a vela da Igreja que nunca se apaga; a vela da fé, dos sacramentos, da palavra de Deus, da Eucaristia.

O Papa Paulo VI dizia: ”Quem não ama a Igreja, não ama a Jesus cristo. A igreja é o corpo de Cristo, é a Igreja que vai sustentar e você e levá-lo para o céu". Em 2009, se você quer ser feliz, ame a Igreja que nos deu o batismo, que lava nossos pecados no sangue de Cristo. Sem a Igreja, não tem a Eucaristia, o sacrário. Você que brigou com a Igreja, foi atrás de falsos profetas, volte! Não confunda a Igreja com as pessoas! Tem gente que se decepcionou com as pessoas e abandonou a Igreja. Em Efésios 5,5, Jesus diz: "A Igreja não tem pecado, quem tem pecado são os filhos da Igreja".

“Você pode ter perdido tudo, mas se não perdeu Deus, não perdeu o essencial".
Foto: Wilson Martins/ Foto CN

As portas do inferno jamais prevalecerão sobre a Igreja, ela é infalível! Eu poderia citar dez, mas vou citar apenas um versiculo que comprava isso. Leia São João 16, 12: "Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. Aonde que está esta verdade ? Em I Timóteo 3, 15  você encontra: "A Igreja é o fundamento, a coluna da verdade. A verdade esta na Igreja que é o alicerce, a coluna da verdade".

O Papa Paulo VI disse: “Aquele que não ama a Igreja não ama a Jesus cristo”. Podemos desdobrar esta palavra: quem não caminha com a Igreja, não caminha com Jesus Cristo. O meu coração tem que pulsar com o coração da Igreja, nada diferente daquilo que a Igreja ensina. Há uma frase de João paulo II que eu quero que vocês repitam neste ano de 2009: “Você pode ter perdido tudo, mas se não perdeu Deus, não perdeu o essencial".

Você pode ter perdido sua casa nas enchentes em Santa Catarina, seu carro, sua fazenda, mas se você não perdeu Deus, não perdeu a sua fé, então ,não perdeu o essencial. Vamos caminhar para 2009, sem tristeza. Não tenha medo porque o Senhor ressuscitado caminha convosco!

Transcrição e adaptação: Célia Grego


Adquira esta palestra pelo telefone: (12) 3186 2600


Prof. Felipe Aquino


Doutor em engenharia mecânica, pregador e escritor

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo