A beleza de ser diferente

Adriano Gonçalves
Foto: Fotos CN/ Maria Andreia

Neste acampamento já falamos sobre santidade, castidade, sexualidade, afetividade e vem um Papa que foi João Paulo II nos falar do "tudo isso" que faz parte da natureza humana. nos trazendo a beleza de ser homem e a beleza de ser mulher. O Papa nos trouxe – de forma clara em suas catequeses onde falou sobre a teologia do corpo – o que é ser homem e o que é ser uma mulher.

Em 1995 foi incluído um novo termo que era a “ideologia de gênero”, e isso veio como uma ideologia que hoje se infiltrou nos diversos meios da sociedade. Essa ideologia é maléfica e mentirosa, pois ela diz que não podemos criar nossos filhos definindo-os como homem ou mulher. Eles vão sendo construídos ao longo de sua vida e escolhem o que querem ser. A ideologia de gênero que está aí pelo mundo veio dizer que o corpo não define a sua sexualidade, que o corpo não define o homem e a mulher, ou seja, nascemos neutros e vamos sendo construídos pela sociedade.

Essa ideologia tem a finalidade de destruir a família, essa ideologia veio acabar com a essência do ser humano, seja ele homem ou mulher. Vamos pegar a Bíblia em Gênesis 1, 26. Podemos ver nessa passagem que o homem e a mulher juntos revelam a imagem de Deus, o homem sozinho não revela Deus, a mulher sozinha não revela Deus. Hoje não se sabe mais quem é o homem, o que é ser homem, o que é ser mulher, quem é a mulher. Nós precisamos resgatar tudo isso que é o óbvio e que está se perdendo, e alguns tem isso como retrógrado.

Essa e outras ideologias querem acabar com o que é correto, gerando confusão tanto no homem quanto na mulher. Qual o modelo do verdadeiro homem? Jesus! Esse é o modelo do homem, talvez você pense que estou "pegando pesado", mas eu não quero nivelar você homem por baixo, quero nivelar você por cima, por alguém que é o melhor, não o pior.

Existe um livro que fala sobre as várias etapas do homem em sua vida, a primeira é a fase do “filho amado”, onde ele é cuidado, amado pelo pai e pela mãe e isso precisa saciar a necessidade deste filho que precisa se sentir amado, querido e desejado. Por isso pai e mãe, amem os vossos filhos! Porque se seu filho não for amado nesta fase ele vai buscar esse amor ou qualquer outra coisa que o sacie mais para frente e ele pode se perder nessa busca. Peça a Deus que te ajude a amar o quanto seu filho ou sua filha precisa. E você, filho, que não foi amado como precisava, peça a Deus que o preencha com seu amor de Pai.

A segunda é a fase do “aventureiro” que acontece até mais ou menos seus 8 anos, onde esse filho quer sair de casa, dormir fora, descobrir o novo. A terceira fase é a fase do “guerreiro” onde ele vai buscar a conquista de território, quer sair e voltar mais tarde, o perigo dessa fase é porque muitos se perdem nas drogas, na bebedeira e em tantas outras realidades.

"Precisamos voltar a sermos homens de verdade, assim como o verdadeiro homem, Jesus Cristo!", afirma Adriano
Foto: Fotos CN/ Maria Andreia

 :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

Depois da fase do guerreiro, o menino passa pela fase do “rei”, onde ele já conquistou algumas coisas, nessa fase precisamos olhar para Jesus e ver quantos corações Ele mesmo conquistou. Mais adiante passa pela fase do “amante”, Jesus foi um amante, Ele se deu por inteiro, Ele quis nos amar com tudo o que pôde e tinha.

A última fase é a do “sábio”, quantas vezes Jesus nos passou a sua sabedoria, até mesmo nossos avós nos passam muita sabedoria. Muitos não vivem bem essas fases, e por isso vemos tantos homens “frouxos” que não conseguem nem viver um relacionamento sério e saem por aí destruindo muitos corações de mulheres que se apaixonam por eles.

As mulheres querem segurança, e querem apostar a vida delas no que vale a pena, elas não querem algo que defenda somente o corpo delas, mas a alma. Alguém que possa levá-las para o céu. Agora eu quero falar da mulher, dizem que o homem é a "cabeça" e a mulher o "pescoço" que direciona a cabeça, mas essa mulher esta sendo destruída também por essa sociedade que tem cada vez mais tentado acabar com a essência da mulher.

Nós precisamos voltar a sermos homens e mulheres de verdade, assim como o verdadeiro homem, Jesus Cristo! Homem, você pode estar passando por algumas fases das quais eu lhes falei, mas quero dizer a você: seja qual for a fase que você estiver, você precisa conquistar o céu e a herança que você deve deixar é a santidade. Bata no seu peito e diga: “Eu sou este homem à imagem de Cristo na cruz, dar-me-ei por inteiro e vou conquistar o céu para mim e para aqueles que Deus tem me confiado!”.

O feminismo barato colocou na cabeça da mulher que ela tem que ser melhor ou mais do que o homem e, com isso, ela deixou o lugar dela vazio em casa, no trabalho, na criação dos filhos. Hoje vemos algumas mulheres querendo "ser homem" no jeito de falar, em sua postura e em tantas outras coisas.

O Papa João Paulo II, nos diz que o homem e a mulher são diferentes, com igual dignidade! Mulher, você deve ter como modelo Maria, a mãe de Jesus. Você deve revelar a singeleza que Maria trouxe no seu ser mulher. Toda mulher foi feita para um grande romance, podemos ver isso entre Adão e Eva. A mulher é o sonho de Deus para o homem, o auxilio. A mulher foi feita para levar o homem a Deus e o homem para levar a mulher ao céu!

Você mulher tem um papel insubstituível na vida dos homens. Maria foi essa mulher na vida de José, de Jesus. Ela veio trazer a salvação ao homem. E você, mulher, o que tem trazido aos homens? Você mulher precisa revelar Deus! Seja bonita, se arrume, revele sua beleza, revele a beleza de Deus para nós, homens!

Diga você, mulher: “Eu quero ser como tu, Virgem Maria, e guardar tudo no meu coração e falar na hora certa, quero gerar Deus, quero trazer a salvação e ocupar o meu lugar de mulher”. Jesus foi um grande homem que se casou com a Igreja e Maria foi uma grande mulher que deixou Deus fazer a vontade d'Ele em sua vida! Sigam estes modelos e revelem Deus para essa sociedade. Queiram o céu, homens! Queiram o céu, mulheres!

 

Assista a um trecho desta pregação:

 

 

Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro

↑ topo