A cada Eucaristia um pouco de céu se forma em nós

Lúcio Domício
Foto: Maria Andréa
O Senhor trabalha no seu coração esta palavra de ordem: “convertei-vos”. Deus Pai escolheu este dia para realizar uma grande obra na sua vida. O primeiro passo que Ele realiza em nós é nos conscientizar de que somos pecadores e precisamos nos converter. Quantas vezes, paramos diante do Senhor e perguntamos: “Senhor, que queres que eu faça?”. A vontade do Senhor nos é revelada na própria Palavra: “A vontade de Deus é a vossa santificação” (cf. I Tessalonicences 4,3). Esse é o nosso ponto de partida.

A vontade do Todo-poderoso é que sejamos santos. Não podemos nos nivelar na mediocridade, pois a vontade do Pai a nosso respeito é elevada. Se, em algum momento da sua caminhada, você teve dúvida sobre o que o Senhor quer para a sua vida, hoje você já sabe que Ele quer que você seja santo. É preciso obedecer à sinalização de Deus na sua vida: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Concretamente, em que você precisa mudar? Onde está parado o seu processo de conversão? Muitos cristãos têm consciência de que precisam se converter, mas é preciso coragem para isso, pois é uma mudança de comportamento que toma um novo caminho. E cada um de nós precisa assumir esse processo de conversão.

“Obrigado, Senhor, porque, neste dia, fala comigo, fala da minha conversão, da minha vida. Obrigado, Senhor, por ouvir o meu chamado. Eu quero assumir a santidade na minha vida. Dá-me, Senhor, a graça da conversão.”

Precisamos deixar para trás todos os sentimentos que não são de Cristo, precisamos deixar para trás tudo que em nós é diferente de Jesus. Sabe por quê? São Paulo também nos diz, em Romanos 6,36, que o salário do pecado é a morte. Quando os nossos pensamentos não são os de Cristo, são pensamentos de morte.

O apóstolo dos gentios fala da morte eterna, que vem do pecado; e Cristo nos fala da vida eterna, que vem da santidade. O que você escolhe: a vida eterna ou a morte eterna?

Quanto tempo você tem de caminhada? Qual tem sido sua opção? Nenhum de nós sabe o momento em que nos encontraremos com o Senhor, por isso precisamos estar preparados. Já imaginou a decepção de Jesus se, quando Ele vier, nos encontrar de braços cruzados, “coçando a barriga”?

"É preciso obedecer à sinalização de Deus na sua vida."
Foto: Maria Andréa

O sentido da nossa conversão é Jesus, é caminhar ao encontro d'Ele. Temos essa expectativa em nosso coração de ir ao encontro do Pai, pois é com Ele que queremos estar, é n'Ele que queremos mudar nossa maneira de pensar, de sentir e de agir. Deus é a razão de nossa conversão e Cristo é o nosso companheiro nessa caminhada. Ele decidiu ser o alimento da nossa caminhada. É Jesus Cristo quem se responsabiliza, diante de Deus Pai, pela nossa santificação. Ele assume ser o Pão do Céu que transforma nossa natureza.

Cristo nos ama tanto, tem por nós uma responsabilidade tão grande, que quis ser o nosso alimento, para que não nos percamos no caminho rumo à vida eterna. Somente Ele é capaz de transformar a nossa natureza pecadora e nos tornar grandes santos. Nós, sozinhos, não somos capazes. “Convertei-vos e crede no Evangelho”. E “Sede Santos”, essas são as ordens de Jesus Cristo para nossa vida.

Santo Agostinho diz: “Quando comungamos, Jesus nos transforma n'Ele. A cada Eucaristia um pouco de céu se forma em nós. A cada comunhão, o próprio Jesus Cristo vai nos dando forças para que rompamos o pecado em nós.”

Eu sou um homem profundamente eucarístico e Jesus Cristo caminha comigo. Em todas as situações de pecado em mim, Ele está comigo, caminhando ao meu lado. É n'Ele que quero me transformar. Quando comungamos o Corpo do Senhor é como se um pouco de nosso interior saísse para dar espaço a Ele.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

Assista a um trecho desta pregação:


Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

↑ topo