A força do Cristão vem da Palavra e Eucaristia comungada

Padre José Augusto
Foto: Clarissa Oliveira/Cancaonova

Eu peço a todos que amem a Igreja, que foi adquirida pelo sangue de Jesus derramado na Cruz. As vezes porque Deus não resolveu seu problema, por causa dos defeitos dos padres dá vontade de abandonar, mas não abandone a Igreja.

João escreveu esse evangelho por causa de uma Igreja que estava sendo perseguida, ele sempre estava com Jesus, estava na intimidade do Senhor. E nessa Igreja perseguida, ele começa a catequizar os cristãos que passava por esse momento de dor, ele narra a paixão de Jesus. Ele utiliza de muito símbolos para fazer essa narração.

Jesus estava sendo crucificado com muito dor e diz “tenho sede”, “Pai porque me abandonaste” “tudo está consumado”. João se atenta que os soldados quebram as pernas dos outros crucificados, mas em Jesus eles furam lhe o lado, e vê que ali jorra sangue e água. Muitos olhavam as chagas, mas João vê sangue e água. As vezes olhamos e vemos o que não se deve ver, mas João enxerga o que nós não vemos, ele vê que quando jorra sangue e água começa a Igreja, o povo de uma nova aliança.

Com Abraão surge os judeus, com Cristo os cristãos. O novo povo da nova aliança, que nasce com Jesus na cruz, quando jorra sangue e água. Uma pessoa se torna cristã através do Batismo, e para ser batizado precisa-se de água. Ontem Jesus lavou os pés dos apóstolos, pois antes de comer eles precisavam ser purificados. E hoje João diz que da cruz Jesus jorrou água, para ser cristão é preciso ser purificado.

Para entrar no reino de Deus é preciso passar pela água (batismo). A crucificação de Jesus não foi em vão. A Igreja nasce a partir da água. A palavra Igreja vem de eclesia que quer dizer assembleia, formada por um grupo de pessoas. Uma pessoa não tem como Senhor Jesus Cristo, e um cristão fala de Cristo a ela, então acontece um encontro pessoal com Cristo, ela é preparada para receber o batismo e começa a acontecer com várias pessoas, com isso vai se formando a Igreja que acredita que Jesus Cristo é filho de Deus, quando digo Igreja eu digo de pessoas. Esse grupo de Cristãos nasceram da morte de Jesus na cruz. E por isso somos uma assembleia, que se chama Igreja católica.

Só na missa você terá as duas coisas, a Palavra e a Eucaristia
Foto: Clarissa Oliveira/Cancaonova

E na hora da dificuldade a Igreja vai abandonar? Quem disse que os cristãos não passariam por dificuldade? É preciso nesses momentos se reunir com a Igreja. Os cristão precisam se reunir para se tornarem uma força, para que cada um possa dar força ao outro, para que todos possam continuar firmes. E continuem firmes até o dia em que Ele te chamar, não abandone a Igreja por causa dos defeitos dela, é essa Igreja que Cristo ama e dá a vida por ela.

João viu sangue, ele não viu somente água, ele também viu sangue. O que nos dará forças para não desistirmos é o Sangue, sangue é vida. O que dá força para o cristão é a Eucaristia, e Ela é o corpo e sangue de Jesus.

Quando o pagão quer fazer parte da assembleia, e quer aceitar Jesus, primeiro ele precisa do batismo e depois precisa da Eucaristia, “Aquele que tomar e comer meu corpo e meu sangue terá a vida eterna” João vê uma Igreja salva que se alimenta do seu corpo e do seu sangue. Não dá para o cristão viver sem missa. Tem cristão morrendo porque não se alimenta do corpo e sangue do Senhor.

Paulo suportou uma espada em seu pescoço, Pedro suportou ser crucificado de cabeça para baixo, por causa da Eucaristia que recebiam. Nenhum cristão consegue sobreviver sem a eucaristia, o cristão não sobrevive somente com a Palavra. Não basta somente estudar a palavra, precisa também receber a Palavra na eucaristia. Só na missa você terá as duas coisas, a Palavra e a Eucaristia.

O sacerdote anuncia a Palavra que te fortalece, e depois que está fortalecido pela Palavra, o padre diz “Tomai e comei”, o Cristo é oferecido “Por cristo, com Cristo, em cristo” e depois o Sacerdote te leva o Cristo “Corpo de Cristo”. E você se torna um sacrário de Jesus.

A Igreja vai passando por provações, e Bento XVI nos indica o caminho por qual caminhar, mesmo que você não entenda, caminhe, pois Ele é a voz de Cristo. Ele sabe muito bem o que diz, pois é guiado pelo Espírito de Deus, e não permitirá que a Igreja do Senhor desmoreça. Ele celebra o “Tomai e comei”, depois seus bispos, depois os sacerdotes, e todos encontrarão forças quando comungarem. E você também encontrará forças quando comungar. Essa é a Igreja todos os domingos, dias santos e todos aqueles que podem todos os dias vão ouvir a Palavra e receber a Eucaristia. O alimento que você come todos os dias é alimento para o teu corpo, mas para tua alma, você precisa se reunir com a Igreja, comer do Seu corpo, beber do Seu sangue, para encontrar forças.

É o povo novo que se reúne com a Santa Igreja, você faz parte desse povo.


Padre José Augusto


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo