A Igreja viva

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está na Primeira Carta de São Pedro, capítulo 2, versículos de 2 a 5. “Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual que vos fará crescer para a salvação, se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor (Salmol 33,9). Achegue-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”.

Fiquei escandalizado esses dias, pois fui a uma igreja antiga que se transformou em lugar de apresentações folclóricas. Não são apresentações sacras, não! Iria haver até apresentação do Sítio do Pica-Pau Amarelo num lugar sagrado onde foram celebradas Santas Missas, batizados, matrimônios e sacerdotes foram ordenados. E agora se tornou lugar de apresentações folclóricas! Ali é um local sagrado!

O que adianta falar que se é batizado e não viver o batismo? Quantos cristãos só vão a Celebrações Eucarísticas em tempo festivo! Quantas pessoas vão "enterrar" Jesus porque a Missa é curta; mas não vão à Missa no Sábado da Ressurreição porque esta é longa. No Domingo de Aleluia, muitas famílias – em vez de irem à Santa Missa – vão fazer festa em suas casas e presenteiam os filhos com ovos da Páscoa. O maior presente que você pode dar à sua família é a Eucaristia! Não ovo de Páscoa!

A Missa do Sábado Santo não serve para a celebração do Domingo de Páscoa. Não deixe de participar das Santas Missas. De que forma você está construindo a sua fé?

Perdemos o sentido da Celebração Eucarística. Vamos à Santa Missa de qualquer jeito, porque estamos acostumados a ir. Alguns vão [à Missa] de chinelo e ainda dizem que Deus aceita; no entanto, não vão a uma audiência do juiz de bermuda. Se o externo está assim é porque o interno também está. É preciso estar preparado para receber Jesus.

‘Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual’. Muitos de nós somos criticados porque levamos os nossos filhos, ainda pequenos, para ser batizados. Dizem que estamos lhes tirando o direito de escolher a religião que querem seguir. E quantos pais incrédulos, frios na vida da Igreja, que não os batizam alegando que estão lhes dando a liberdade de opção de religião. E com frieza, passam a praticar o esoterismo e outras religiões.

Ser batizado é fazer parte do Corpo místico de Jesus Cristo. Essa é uma graça que temos ao assumir Jesus como o Nosso Senhor. O batismo não é questão de liberdade! É questão de dom que recebemos. Não deixe seu filho ser batizado tarde. Dê-lhe a maior graça, que é o batismo, a graça de ser chamado de filho de Deus.

Há pessoas que telefonam para as paróquias em que foram batizados querendo anular o batismo. Ser batizado é escolher Jesus como único Senhor da vida; não é aceitar uma religião.

Se você não consegue levar os de sua casa para a igreja, leve a igreja para sua casa. Se você não consegue levar seu marido à Missa, leve a Missa para sua casa, com suas atitudes. Quantas pessoas que, ao saírem da Celebração Eucarística, vão fofocar… Não! Não pode ser assim! Ao acabar a Missa começa nossa missão de colocar em prática tudo o que ouvimos, aquilo que Deus nos pede.

Seja coerente. Não queira ser o "dono da verdade" dizendo aos seus que você tem a verdade e que "fulano e sicrano" precisam mudar. Viva o seu batismo, dê testemunho e a partir da sua vida muitos mudarão.

Você é batizado. Não é um "morto-vivo" na Igreja! Você precisa ser atuante e viver o batismo. É preciso se aproximar de Deus. Doar-se em sacrifício para o outro. Quer viver bem o seu batismo? Sacrifique-se pelos irmãos, faça obras de caridades; reze.

Se não estou ocupando a minha cabeça e o meu tempo com as coisas de Deus, vou ocupar com o quê? Como diz o ditado: “Mente vazia é oficina do inferno.”

Viva o profetismo. Você é profeta porque pode falar de Deus! Você pode escutar a Deus. Onde há um católico, aí está a Igreja. Portanto, seja Igreja viva e atuante.


 ADQUIRA ESTA PREGAÇAO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


 

↑ topo