A minha sorte Ele mudará

Padre Roger Luis
Foto: Fotos CN/ Robson Siqueira

Que bom que vocês vieram passar o Ano Novo aqui na Canção Nova. Com certeza, ela fica ainda mais bela e maravilhosa com a sua presença neste Acampamento de Oração.

Abra a sua Bíblia no livro do Êxodo, no capítulo 3. Há uma tendência natural em nós de que, ao vivermos mais uma passagem de ano, olhemos para trás e façamos uma avaliação de tudo o que vivemos neste ano que está terminando.

Há uma tendência de colocarmos “tudo na balança”: sonhos realizados ou não, pessoas que passaram pelo nosso caminho, situações mal resolvidas etc. Enfim, é natural olharmos para trás e fazermos uma boa avaliação de tudo o que vivemos em 2012.

“Até aqui o Senhor nos ajudou”. Esta é a nossa certeza! Deus caminha conosco, meus irmãos. Precisamos acreditar nisso. E ao proclamarmos esta verdade, temos também que proclamar que Deus continuará nos ajudando em 2013.

Nosso Senhor está vivo e no meio de nós! Tenho esta boa notícia para você: onde Deus está, Ele transforma. Ele age na vida do seu povo. Como nos afirma o salmista: “Não dorme e nem cochila o Guarda de Israel”. Nosso Deus está vivo!

A Palavra de Deus, no livro do Êxodo 3, 7-10 nos traz o seguinte:

“Javé disse: 'Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel'”.

Deus está atento aos nossos sofrimentos, meus irmãos! Nossos sentidos também precisam estar atentos à direção d'Ele para nós. Para isso, é necessário termos esta visão de fé.

Aprendemos com nosso pai-fundador, monsenhor Jonas Abib, que Deus nos visita nos momentos de dor e sofrimento. Até este sofrimento foi uma graça especial para a sua vida em 2012, pois foi através deste mesmo sofrimento que você percebeu Sua presença amorosa ao seu lado.

Deus é um Deus presente, sempre ao nosso lado. Ele age em nosso favor! Ele está dizendo a você neste momento: “Eu vi a opressão do meu povo. O seu clamor chegou até mim”.

Queremos agradecer ao Senhor por cada lágrima, cada perda, cada momento de tribulação. Porque Ele sempre esteve ao nosso lado em todos os momentos de alegria e de dor durante este ano. Podemos afirmar com alegria que “até aqui o Senhor nos ajudou”. Aplaudamos ao Senhor por isso!

"Até o sofrimento vivido foi uma graça especial para a sua vida em 2012", afirma padre Roger
Foto: Fotos CN/ Wesley Almeida

 :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

Recentemente, eu visitei a uma jovem em seu leito de dor no hospital. Quando cheguei ali, ela logo sorriu para mim. Os familiares dela então me disseram: “Fazia tempo que ela não sorria, padre!”. Depois de alguns dias aquela jovem veio a falecer. Mas eu pude perceber que ela foi consolada pela presença do sacerdote ao seu lado naquele momento de agonia. A presença da Igreja, ali naquele quarto do hospital, foi suficiente para aquela jovem recobrar a sua paz. Meus irmãos, ela não passou sozinha pelo vale escuro da sombra da morte. Deus sempre esteve ao lado dela.

Estou contando isso a você para lhe dizer: “Você nunca está sozinho, meu irmão!” Assuma a vontade de Deus na sua vida. Ele segura em sua mão. Assuma para 2013 esta certeza: Deus sempre estará ao seu lado.

O Senhor tem visto a opressão do povo brasileiro. E Ele mesmo tirará do poder todos aqueles que se colocam contra a vida humana, contra a vida inocente. E assim como aconteceu com os impérios do passado, Deus também derrubará todos os impérios deste tempo presente que se levantam contra a vida humana, dom precioso de Deus!

O Papa Bento XVI afirma que o mal precisa de aliados para ser disseminado. E os meus olhos contemplam agora tantas pessoas que se decidiram a ser aliadas do Bem. Deus trouxe você aqui para ser esta “gente do bem”, que espalha o amor e a fé por onde estiver.

Em I Samuel 17, vemos o menino Davi disposto a lutar contra o gigante Golias. O rei Saul olhou para aquele rapaz e fez pouco caso dele. Mas Davi responde a Saul: "Ninguém deve ficar desanimado. Este seu servo irá lutar com o tal filisteu!" (I Samuel 17,32). E Davi não hesita em enfrentar aquele gigante.

Talvez você esteja levando inúmeros “gigantes” para 2013. Mas compreenda uma coisa: Deus muda o nosso destino quando nos confiamos a Ele. Deus tem um destino de salvação (e não de condenação!) para sua vida. O Senhor mudará a nossa sorte! Mas, para que isso aconteça, precisamos nos abandonar em Deus com confiança. Ele nos livrará dos nossos “gigantes” e nos dará a vitória sobre cada um deles.

Sendo “gente do bem”, podemos ser agentes de transformação sobre a face da Terra. Na escola, no trabalho, em todos os lugares e, sobretudo, dentro do nosso lar, podemos fazer a diferença, meus irmãos! E por quê? Porque Deus tem um desígnio de felicidade preparado a cada um de nós.

Diga para quem está ao seu lado: “Deus não muda!”. Ele não muda, meus irmãos. Como nos ensina Santa Teresa: “Quem tem a Deus, mesmo que passe por momentos difíceis, sendo Deus o seu tesouro, nada lhe falta. Só Deus basta!”. Que esta palavra se imprima em seu coração. E que tomado por esta esperança você possa “entrar de cheio” em 2013. Proclame com fé, diante dos desafios a serem enfrentados no próximo ano: “Só Deus basta!”

A proposta de Deus para nós, em 2013, é a de caminharmos com Ele, com os olhos fixos em Seu amor, com o olhar fixado em sua fidelidade. Precisamos olhar para este Deus fiel, que nos transforma e age em nosso favor.

Podemos olhar para 2013 com esperança, meus irmãos. Porque “até aqui o Senhor nos ajudou” e Ele veio ao mundo para mudar a nossa sorte.

Assista a um trecho desta pregação:

 

 

 

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira (@alexandrecn)

↑ topo