A misericórdia não exclui ninguém

Padre Antônio Aguiar
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Celebramos no sábado a memoria da Virgem Maria, ela é o modelo para nós do amor misericordioso de Deus.

Jesus diz a Santa Faustina, no seu Diário:

"A fonte da Minha misericórdia foi na cruz aberta com a lança para todas as almas, — não excluí a ninguém" (Diário, 1182)

Essa foia missão de Jesus, essa é a missão da Igreja: levar a salvação de Deus a todas as pessoas, uma salvação que não exclui ninguém.

No Evangelho de hoje, nós vemos Jesus indo além do que era interpretada a lei de Moisés. Porque a lei mata, mas o Espírito nos vivifica. Jesus nos ensina que precisamos entender o sentido da lei, porque a interpretação que se faziam da lei de Moisés era que não se podia fazer o bem quando necessário. Os discípulos estavam com fome e Jesus é repreendido porque quer suprir uma necessidade básica de seus discípulos: matar a fome. A lei não pode nos impedir de fazer o bem.

Mas esta passagem vai além, pois Jesus quer matar a fome da humanidade, mas a fome dEle mesmo, porque Ele é o Pão da Vida. Jesus chama a nossa atenção para não fazermos o mesmo que fizeram os fariseus na Sua época. Nós devemos realizar o bem sempre que possível e sempre que necessário. “É melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal” disse São Paulo Apóstolo.

O Coração de Jesus sempre foi um coração aberto. Ele nunca rejeitou ninguém, sempre acolheu as pessoas, e Ele deseja que também nós tenhamos um coração que vai além da lei, um coração que esteja aberto para fazer o bem.

“A quem muito se ama, muito se perdoa”. Hoje o Senhor está dizendo isso para você. Muita gente ainda não entendeu que esta misericórdia de Deus não rejeita ninguém, a misericórdia não exclui ninguém.

Que ninguém diga que é melhor do que fulano ou ciclano, porque todos são amados do mesmo modo pelo Senhor, independente de quem seja ou da vida que leva, porque a misericórdia acolhe a todos. O amor misericordioso de Deus é maior do que tudo. Ele mesmo disse a Santa Faustina: “Meu amor e minha misericórdia não conhece limites!”. Então se o amor de Deus não conhece limites, também devemos fazer o mesmo.

"O coração de Jesus está sempre aberto a você" Pe. Antônio Aguiar
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Se vocês fossem padres e pudessem atender a confissão de alguém que aborta… A pessoa já foi perdoada, já foi amada por Deus, mas se exclui da misericórdia de Deus por causa do trauma do aborto. Durante muitos anos eu ouvi que, quando pecamos, Deus se afasta da gente, e eu tenho descoberto, a cada dia, que em hipótese alguma deus se afasta de você.

Tudo o que é invenção humana Deus se utiliza para fazer com que a misericórdia dEle atinja o seu coração. Todas as tecnologia que estão sendo inventadas, Deus se utiliza para que você tome a consciência do amor que Ele tem por você, ou seja, Deus se usa de toas das formas para fazer com que a misericórdia chegue até você.

Deus usa de paciência com você, porque ele sabe que você não está 100% no caminho dEle. Mas seja qual for a direção do seu pensamento, basta um passo no caminho da misericórdia que Ele vai acolher você, vai chegar ainda mais perto de você.

Eu pergunto: as pessoas da sua família, quando olham pra você reconhecem a bondade de Deus no seu sorriso, nos seus gestos? As pessoas, ao olharem para você, reconhecem esta bondade de Deus que não exclui ninguém. Ou será que acontece o contrario? Deus quer que as pessoas, ao te olhar, sintam uma vontade de voltar pra Ele.

O coração de Deus sempre esta aberto pra você. Sempre que você o procurar você o vai encontrar. É só você bater, é só você pedir, é só você procurar, porque Deus jamais fechará o coração dEle a você.

Agradecemos a Deus, no dia de hoje, porque Ele sempre tem o Seu coração aberto para nós, mas além disso, nos convida a ter, um coração bem aberto para os outros, sem acepção de pessoas.


Padre Antônio Aguiar


Sacerdote divulgador da devoção à Divina Misericórdia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo