A Missa é a sarça ardente

Padre Roberto Lettieri
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN
Vejamos o livro do Êxodo, capítulo 3, 1-12:

“Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. "Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome." Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!" respondeu ele. E Deus: "Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó". Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. O Senhor disse: "Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo". Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?" "Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha".

Esta passagem fala da vocação de Moisés, é o encontro dele com Senhor. Com toda certeza, essa passagem é muito clara para nos falar da misericórdia de Deus: que não se esgota, não se cansa. A Santa Missa é o lugar mais santo e no qual o Senhor manifesta mais o amor d'Ele.

Quando você coloca os seus pés na Santa Missa, está num território santo. Para mim, esta Palavra me marcou muito. Fui ordenado descalço e só celebro dessa maneira. Jesus disse a Moisés para tirar as sandálias, e ele obedeceu, pois estava em um local sagrado.

A misericórdia do Senhor é maravilhosa, é do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando ela cai na sua vida, o Senhor lhe dá o dom de multiplicar sete vezes mais. Por isso, você precisa ser misericordioso para salvar as pessoas. O Senhor disse: “Quem agir sem misericórdia, Eu também o tratarei sem misericórdia”.

Tire as suas sandálias! Deseje ver o Deus vivo, na sua frente, na Santa Missa. Independentemente de que padre a celebra, de quem canta, vá à raiz, a Jesus. A Missa é o lugar mais santo no qual você pode colocar os seus pés.  A Santa Missa é a sarça ardente de Moisés. Queira sentir Jesus Cristo, deseje-O na sua alma e na sua vida. Mesmo que não esteja sentindo nada, entre na Celebração Eucarística e comungue o Senhor.

Jesus pode mudar tudo dentro de você. Vá à Santa Missa com o coração sincero, como o de Moisés. O Filho se encarnou para dar a glória ao Pai. Você precisa querer Deus, desejá-Lo. Quantas pessoas, há muito tempo, não tiram as sandálias para ir à celebração da Santa Missa?

 
Diga: “Eu quero Jesus, eu desejo meu Deus, eu quero comungar o Senhor”. Mesmo quando você não está sentindo nada, confie. Renuncie a tudo e corra para a Missa. Deseje sentir o Senhor. Quantas vezes nos esforçamos para sentir tantas coisas, como raiva, ódio, inveja. Agora, por que não lutar para sentir o desejo de Deus?

Faça o contrário, em vez de sentir coisas ruins, deseje Deus, queira senti-Lo. Deixe-se arrastar por Jesus. Quantas situações na sua vida seriam diferentes se você corresse para Deus… Deixe-O cuidar de você! Você não deve ir à Missa como uma pedra. Tem que ir por uma prova de amor, um ato de amor. Não deixe que nada abale a sua fé. Nunca vá à Celebração Eucarística apenas por ir.

Se você crer neste mistério tão sagrado e profundo que é a Missa, o Senhor vai levá-lo por onde Ele quiser. Deus vai amar você. A sua humanidade é vencida pela humanidade de Jesus. Mas para isso, é necessário que você deseje. Você tem que ir à Santa Missa "descalço". Não é para tirar os sapatos no sentido literal, mas sim, ir para a Missa livre, sem preconceito. Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos. A Eucaristia é o céu na terra, é onde o Senhor vai tomar a sua dor e alegrar a sua alma. Diga para Deus: “Eis-me aqui”.

“Quem agir sem misericórdia, Jesus também o tratará sem misericórdia”
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

Devemos pedir ao Senhor a graça de vencer todo o orgulho. Que Ele nos faça servos como Moisés foi servo. O orgulhoso não comunga o Senhor, ele não tem o encontro com Deus. Renuncie a todo o seu orgulho. A Santa Missa vai enxugar as suas lágrimas. Disse nossa Mãe, Maria: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes”.

Deixe Deus manifestar a Sua misericórdia. Peça a Ele que o ensine a ir à Santa Missa "descalço". Corra para o Senhor, sua humanidade só vai ser vencida por Ele. Mesmo sem entender, creia! Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo