A prática do amor fraterno

Dom Lelis Lara
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Hoje, estamos celebrando São Camilo por ocasião dos 90 anos da chega da Família Camiliana ao Brasil.

Falar sobre São Camilo é muito simples, pois é o mesmo que falar sobre o âmago do Evangelho. A passagem, de hoje, nos apresenta a prática do amor e da caridade, que é o mandamento essencial deixado por Jesus Cristo.

O Senhor nos pede que amemos uns aos outros da mesma forma que Ele nos amou. Este amor de Pai podemos ver refletido nas obras que o santo cameliano deixou para nós, inclusive na sua congregação, a qual leva o conforto e os cuidado que Deus dispensa a cada um de nós.

A história desse santo reflete a história de muitos doentes no dia de hoje. Quando, em virtude de uma chaga na perna, São Camilo ficou internado, ele viu o que muitas pessoas enfrentam todos os dias. Foi neste momento que ele teve seu encontro pessoal com Cristo.

Por meio da relíquia deste santo, podemos ver a expressão do amor que ele teve para com Nosso Senhor, pois Camilo deixava tudo para cuidar dos assuntos de Deus, indo ao encontro dos seus irmãos que, realmente, necessitavam de cuidados.

Como anda a prática da caridade fraterna em nossas vidas? Será que nos assemelhamos ao mesmo amor que São Camilo tinha para com os enfermos? Não há meio termo. Ou nós os estamos destruindo com nossas palavras e atitudes, ou construindo um mundo novo com pessoas novas. É o mandamento do amor que irá nos levar para a glória do Pai.

"São Camilo é exemplo de caridade e amor ao próximo", ensina Dom Lelis Lara
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Quantas vezes você ouviu o mandamento do amor deixado por Jesus, mas, mesmo assim, não mudou suas atitudes? Deus nos chama a uma conversão de vida que deve começar por nossos atos.

Que a comemoração dos 90 anos dos camilianos, no Brasil, renove em nós este espírito de caridade para com nossos irmãos e traga para os nossos corações um amor por Jesus semelhante ao que ardia no coração de São Camilo.

 
 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo