A virtude de saber esperar

”Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice” (Eclo 2, 1-6)

A pessoa que está buscando ser feliz, ela jamais vai ser feliz. Aquela que já se considera feliz, ela a cada dia no seu caminho vai encontrando mais felicidade. Se eu espero em mim mesmo, nos homens, eu vou me frustrar, mas se eu espero em Deus, eu jamais vou me frustrar, pois quem espera em Deus não se decepciona.

Ele quer te fazer feliz!

Ouça trecho dessa pregação

Para esperarmos no Senhor temos que tomar três atitudes.

Primeiro temos que acreditar em Deus. O mundo cada dia quer tirar o nosso olhar de Deus. Se eu acredito que Deus existe, vou entender que Ele está comigo sempre. Há um movimento que quer acabar com a religião, acabar com a certeza da presença de Deus em nossa vida. Por isso devemos sempre ter em nosso coração esta oração: "Mesmo na escuridão Senhor, eu creio em ti".

Se há males no mundo hoje, não é por causa de Deus, é por causa das nossas próprias misérias, do mau que há em cada um de nós. Quanto mais eu me aproximo de Deus, mais eu anulo essa presença do pecado em mim.

Uma gravidez é um exemplo claro de espera da mulher. Ela não vê, mas crê e espera ansiosamente por aquela criança.

Você tem que esperar em Deus, não em horóscopo, em cartomantes ou em qualquer outra dessas superstições. Em vez de você ler horóscopo pela manhã, vá até a Palavra de Deus, e peça que Ele fale com você e te dê a direção para aquele dia. Em vez de você estender a mão para uma cartomante, estenda a mão para Deus e peça que Ele te conduza.

Tem gente que espera na medicina. Não estou criticando a medicina, mas não podemos nos deixar abalar por determinadas notícias. Se você espera em Deus, não há nada e nenhuma doença que possa te derrubar. Ele é o Senhor da sua doença. Ele é Senhor da sua vida. Espere que Ele tudo fará!

É preciso que eu espere no Senhor! Ou eu espero no Senhor ou eu vou ser uma pessoa eternamente infeliz!

Transcrição: Renan Félix
Fotos: Natalino Ueda

Inicie conosco o Retiro Popular 2007

↑ topo