A vontade de Deus é caminho de santidade

Professor Felipe Aquino
Foto: Wesley Almeida
Todos queremos fazer a vontade de Deus, mas como saber qual a vontade d'Ele para nossa vida? Primeiro, é preciso estarmos convencidos de que precisamos aceitar o desígnio do Senhor para nós, pois não há vontade melhor do que a do Pai. Ninguém nos ama mais do que Deus! A prova disso é que o Santo dos santos foi pregado na cruz para nos salvar. Ninguém tem o direito de duvidar do Amor, pois se o fizer, será um blasfemador.

São João da Cruz dizia que, se um dia pudéssemos experimentar todo o amor de Deus por nós, morreríamos de tanta emoção. Deus é amor, é sábio, é santo. Por isso temos de ser ávidos por fazer a Sua vontade.

Na verdade, este mandamento que hoje te prescrevo não é difícil para ti nem está fora do teu alcance. Não está no céu, para que digas: ‘Quem poderá subir ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo fará ouvir para que o possamos cumprir? ’ Não está do outro lado do mar, para que digas: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo fará ouvir para que o possamos cumprir? ’ Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir. Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça” (Deuteronômio 30,11-15).

A coisa que Jesus mais exigiu dos apóstolos foi a fé. O Senhor também nos pede que entremos pela porta estreita, porque a porta larga é a porta da perdição, é a porta das baladas, dos excessos, dos roubos… É a porta da morte! Entre pela porta estreita da justiça, da humildade, do caráter. E Jesus acrescenta que “poucos vão entrar pela porta estreita”. Por isso temos de querer a vontade de Deus, embora nem sempre a vontade d'Ele seja a nossa vontade. Quando você se põe nas mãos do Pai e entrega sua vida a Ele de coração, Ele o guia e realiza Seus planos.

"Quanto mais seguirmos os desígnios de Deus para nós, tanto mais seremos santos"
Foto: Wesley Almeida

Quando aquilo que desejamos é algo que Deus Pai colocou em nosso coração, as coisas vão sendo realizadas em nossa vida. Diga para o Todo-poderoso: “Senhor, eu quero fazer a Sua santa vontade, porque sei que ela é o melhor para minha vida. Guia-me, Senhor, e não permita que eu atrapalhe a Sua vontade de acontecer em minha vida”.

Muitas vezes, Deus está mostrando Seus desejos para nós, mas teimamos em querer outro caminho. Por que os santos são santos? Porque aprenderam a fazer a vontade de Deus. A vontade d'Ele está na Bíblia e naquilo que a Igreja ensina no Catecismo da Igreja Católica.

 
Muitos católicos não obedecem à Igreja; muitos abortam, usam camisinha, praticam o adultério, não fazem jejum. Mas quanto mais seguirmos os desígnios de Deus para nós, tanto mais seremos santos.

Que cada um de nós, ao chegar ao final da vida, possa dizer a Deus: “Tudo está consumado, fiz tudo para cumprir a Sua vontade, Pai. O meu amor foi fazer Sua santa vontade”. Como Deus ficará feliz conosco se seguirmos os mandamentos da Igreja, fazendo Sua vontade!

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

Assista a um trecho da pregação:


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

↑ topo