Ágape, o sentido do amor perfeito

Gabriel Chalita
Foto: Carlos Eduardo/CN

São João começa o Evangelho falando do Verbo, do princípio, quando não havia nada, mas havia Deus, Ele é Deus porque não tem começo e não tem fim, Ele é eterno. A Palavra é que fez com que o mundo fosse criado, esta Palavra também separa a luz das trevas.

O que é luz e o que é treva? Quando falamos "ágape", deste amor que nos plenifica, isso é luz. Quando falamos do nascimento de Jesus, de generosidade, de pessoas que são capazes de morrer para ajudar, acolher o seu irmão, quando falamos de amizade, de pessoas que são capazes de chorar e de sorrir junto com o outro, isso é luz. Um pai que é íntegro, cuida da sua família, filhos que amam os seus pais, os namorados que se respeitam, isso é luz. Essas são ações dos filhos da luz.

Por outro lado, quando não permitimos que a Palavra de Deus nos fortaleça, aí entram as trevas no nosso coração. Não temos compaixão do outro, não o respeitamos, então ficamos à margem daquilo que poderia ser bonito. Pessoas que matam, fofocam, caluniam, isso tudo também são trevas.

Não é o fato de sermos filhos da luz que fará com que sejamos sempre pessoas iluminadas, pois, muitas vezes, fazemos coisas que não gostaríamos de fazer porque não pensamos antes de fazê-las, erramos por causa da nossa falta de capacidade de saber ouvir, porque não aprendemos com Nossa Senhora a ouvir.

Muitas vezes, não percebemos que as nossas ações não são de filhos da luz, mas sim, de filhos das trevas, falamos e fazemos sem pensar e assim agimos. Deus convida a todos nós para sermos consagrados e agirmos como filhos da luz.

Foto: Carlos Eduardo/CN

Nós nascemos para viver uma grande festa, somos imagem e semelhança de Deus, mas algo falta à nossa festa. "O que nos falta?" Precisamos perguntar. Em que eu preciso melhorar? O que está faltando na minha vida?

A relação do amor está relacionado com aquilo que eu posso fazer pelo meu irmão e o que ele pode fazer por mim. Mas sou eu quem tenho de mudar para fazer o outro mais feliz. A nossa tendência é sempre achar que o outro tem de mudar, mas somos nós que precisamos mudar.

Quantas pessoas mudam de vida quando encontram alguém que é luz. O convite do amor ágape é que nós possamos, no ambiente em que vivemos, tocar de tal forma no coração das pessoas que elas percebam que somos filhos da luz. Amor ágape é isso.

 

Transcrição e adaptação: Célia Grego


 

Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

————————————————————–

 

↑ topo