Agradável a Deus como Maria

Laércio Oliveira
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Abra a sua Bíblia no Evangelho de São Lucas 2, 1-15:

“E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber”.

Essa passagem bíblica narra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo vai nos deixando chaves. O versículo 14, dessa passagem, é essa chave: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens”. Deus sempre tem um plano de amor para nós. Ele quer estar próximo, quer conviver conosco. Aqui também está o sinal da família. O Altíssimo quer criar uma história junto comigo e com você. O homem vem ao mundo para ser amado, para viver em paz.

"O plano do Senhor vai se cumprir ainda que o mal tenha se infiltrado no "vacilo" do homem".

A humanidade tem esse chamado para viver muito próxima a Deus. Todo o Antigo Testamento tem seu ponto alto no nascimento de Jesus Cristo. É aí que o sonho da vida íntima entre Deus e os homens acontece. O plano do Senhor vai se cumprir ainda que o mal tenha se infiltrado no "vacilo" do homem. Mesmo que deixemos de olhar para Ele, o nosso destino, de viver com Ele na eternidade, será cumprido.

Agora, veja Gênesis 3, 8-15:

“E ouviram a voz de Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor, entre as árvores do jardim. E chamou Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Somos inimigos do mal. Não é só Nossa Senhora que é inimiga da serpente, mas todos nós, que somos filhos de Deus. A intimidade do Senhor conosco é feita em meio à muita luta espiritual, pois o mal tenta nos distrair com os prazeres e o Pai nos atrair por meio de Seu amor fraterno. É uma batalha!

"Deus esperou a resposta da Santíssima Virgem, assim como, hoje, espera a sua".
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Nós não somos culpados de ter o pecado. Nascemos nessa situação. O nosso erro começa quando aceitamos o convite do mal. Você não precisa se condenar porque tem uma tendência à bebida, ao adultério… A fragilidade é um ponto forte do ser humano. Somos limitados, mas precisamos de Deus para nos dar força. O projeto do Pai é a paz em sua vida.

O Senhor precisa daqueles que não se desviam do Seu caminho, que pregam o “Por Ele, com Ele e n'Ele”. O Pai precisa da nossa resposta, é você quem faz a opção de viver o amor de Deus. É você quem decide em qual time quer jogar: no do mal ou no do bem.

Nossa Senhora estava com Jesus na hora em que Ele salvou a humanidade. E, como Deus respeita a nossa liberdade, Ele também respeitou a de Sua Mãe. Maria também teve a serpente querendo desviá-la. Ela concebeu o Filho de Deus, mas teve a liberdade de escolher o seu caminho.

Deus esperou a resposta da Santíssima Virgem, assim como, hoje, espera a sua. Ele não nos força a nada, você é livre para escolher. É por meio do seu “sim” que o mal é derrotado. Jesus é o Príncipe da Paz. Não bastam as palavras, a nossa vida precisa ser agradável ao Pai. Não podemos viver nas aparências; nossa vida precisa caminhar nos preceitos do Senhor porque decidimos isso.

Se nós podemos pedir ao Senhor, imagine Nossa Senhora! Se você é coerente com a sua fé e pedir a intercessão daVirgem Maria, vai alcançar tudo que quer na vida. Você vai "ralar" servindo a Deus, mas verá a glória eterna. Ofereça-se todo a sua Mãe do céu, Ela cuida de você!

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo