As vantagens da humildade

Dom Irineu Danelon
Foto: Wesley Almeida
Procure me amar mais quando eu menos mereço, porque é quando eu mais preciso. E a melhor oração que podemos fazer por alguém é amá-lo, pois se após a oração não conseguimos amar mais, ela foi vazia.

Precisamos nos responsabilizar pelo nosso próximo, não podemos ser alienados diante dos problemas de um irmão.

Os dependentes químicos são portadores dos dois principais problemas da humanidade, eles não conseguem viver sós, mas também não conseguem viver acompanhados.

Muitos males podem ser corrompidos através da oração, acompanhada do jejum, e, nesse caso, o jejum se apresenta na forma da sobriedade. Aquele que cai na tentação e experimenta qualquer tipo de droga está abrindo a porta principal da sua vida para a entrada do maligno.

O poder do amor, transformado em oração, é a maior arma que dispomos contra o mal. A fé em Deus nos move para algo muito maior. Nosso Pai não deixa de nos amar em momento algum, e para aquilo que parecia não ter saída só precisamos nos abrir e deixar Deus agir em nossa vida.

Quando Jesus nasceu, Ele poderia ter escolhido o melhor palácio para isso, mas optou por uma cocheira, onde suas primeiras companhias foram os animais que ali estavam. Com essa atitude, ele mostrou que o primeiro passo para vencermos qualquer batalha: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11, 29).

Seja humilde, pois nós precisamos de auxílio em todos os momentos de nossa vida, não somos autossuficientes. Até mesmo na hora da morte precisamos de alguém que nos leve até a sepultura.

"Precisamos nos responsabilizar pelo próximo." Dom Irineu Danelon
Foto: Wesley Almeida

Em momento algum, em sua passagem entre nós, Jesus se colocou superior a qualquer um. Mesmo sem carregar o pecado original, Ele se fez humilde e recebeu o batismo assim como todos os outros pecadores.

O orgulho impede que tenhamos um coração assim como o d'Ele, a vergonha nos impede de expor nossas fraquezas, dúvidas e incertezas. Nessa hora nosso coração se fecha para o mundo.

Jesus muitas vezes foi contestado por seus hábitos. Ele partilhava com os ladrões, jantava com os leprosos e acolhia os adúlteros. Mas sempre foi firme na sua missão e respondia aos que contestavam: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas os enfermos” (Lucas 5, 31).

A humildade deve ser a primeira virtude presente no coração de cada cristão. Feliz é aquele que sabe da sua missão e se dispõe a servir o próximo, porque ele será exaltado na vida eterna.

A oração que devemos fazer hoje a Jesus é pedir que Ele nos permita ter um coração manso e semelhante ao d'Ele, para de possamos viver uma vida plena, segundo sua vontade, e sejamos dignos de dividir o Reino do céu com Aquele que nos amou primeiro.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo