Confiança e perseverença na vida do casal

O Espírito Santo não espera pouco de vocês, casais. Eles os chama para a confiança e a esperança, pois muitos de vocês se questionam: "Será que vamos dar conta?". Confie, espere e persevere, porque a vitória é de Deus. O mundo faz barulho, porque é lata vazia, não tem conteúdo. Deus sim, tem conteúdo para manter o seu casamento de pé. Por maior que sejam as situações que vocês enfrentam no casamento, o Senhor lhes diz: "A vitória é de vocês, a vitória é do sacramento, porque eu estou ao lado de vocês!".

Deus me fez ver que este amor, próprio d'Ele, foi colocado numa grande cruz. Jesus, princípio de todas as coisas, é o maior sinal deste amor que se fez cruz, o amor doação. Na dimensão vertical, para que você cumpra a sua missão, Ele pede confiança e perseverança. Na horizontal, Ele traz duas palavras de força: compaixão e misericórdia.

Padre Vicente ao lado da relíquia dos pais de Santa Teresinha
Foto: Natalino Ueda/CN

Na primeira leitura, Deus nos exorta à certeza de que Ele está conosco, e por isso não podemos nos deixar tomar pelas ideias do mundo, as quais nos apresentam as coisas de Deus como pesadas demais, mandamentos impossíveis de serem cumpridos, mas esta é a voz do espírito do mundo. No entanto, a Palavra do Senhor vai dizer na primeira leitura: "Na verdade, este mandamento, que hoje lhe dou, não é difícil demais nem está fora do seu alcance". (Deuteronômio 30, 11).

Casais, se vocês se dispuserem a viver essa Palavra, estará a seu alcance. Por isso, refletam sobre o que vocês não estão colocando em prática daquilo que é próprio de um casal cristão. Voltem para a casa com um projeto de vida, deixe que seus preconceitos caiam por terra para que os valores do Evangelho tome lugar na sua vida de casal.

:: Ouça homilia de padre Vicente

↑ topo