Construir o Santuário de Deus

Hoje vamos mergulhar nesta palavra: "Considera, portanto, que o Senhor te escolheu para construir uma casa que será seu santuário. Coragem, e põe-te a trabalhar" (I Crônicas 28, 10).

Padre Xavier
Foto: Arquivos Canção Nova

Na primeira carta aos Coríntios São Paulo nos fala que somos templos do Senhor, a morada de Deus. Vamos agora entrar na construção do templo de Deus que é você.

O primeiro processo verdadeiro de construção do Templo de Deus se dá pelo reconhecimento da necessidade que se tem de fazer alguma coisa partir da plena aceitação de si, não aceitação conveniente, é aceitação de como estar, para se colocar em movimento e mudar o necessário.

Somos bons construtores de desculpas, e o pior, que depois até nós acreditamos nas nossas próprias construções, nas nossas desculpas. Acreditar nestas desculpas é distanciar do seu 'eu' verdadeiro, da morada de Deus.

Deus deseja construir um santuário, um templo, mas Deus trabalha sobre a verdade, é preciso a plena aceitação de si mesmo.  Não basta você ter idéia de quem você é, você precisa se conhecer e reconhecer que é limitado. Somos falhos e por isso precisamos de Deus e dos outros, vai existir pessoas melhores que você em alguns aspectos, e você não precisa ser melhor que ninguém, porque cada um tem sua falha.

Você não pode só reconhecer as suas falhas, precisa reconhecer suas qualidades. Você é santuário de Deus. É preciso assumir com responsabilidades as suas qualidades e falhas. Aceitar-se para mudar!

Existe uma frase de São Tomas de Aquino que diz assim: “Onde há verdade, ai há presença Espírito Santo”. Por isso sempre opte pela verdade. Santo Irineu de Lião tem uma frase que diz assim: ‘A glória de Deus é o homem vivo’, por isso Deus chegou a cruz, morreu para que o homem viva. A frase continua ’e a vida do homem é o olhar de Deus’. Buscar o olhar de Deus é deparar com a vida, distanciar do olhar de Deus é distanciar da verdadeira vida.

Fostes escolhidos para constituir um templo, um santuário do Senhor, quem vai construir precisa ter meta. Deus sabe como deve ser feito o santuário, por isso é preciso escutá-lo, Ele é o dono do santuário.

Para se fazer um templo o primeiro detalhe é escolher o terreno, o terreno da verdade da sua vida. Não é preciso ter só terreno, é preciso fazer o fundamento que é vida de oração. A vida de oração precisa ser bem feita porque é o fundamento, é preciso ter um bom fundamento para erguer um prédio.

Nossa vida de oração precisa ter expressão, e a expressão da nossa oração é a caridade. Se falta a caridade a oração perde o sentido. Reze e mude, isso será as 'paredes' do grande templo que é você.

Após as paredes, é necessário o telhado que vai proteger o templo. A nossa vida é como os ‘tijolos’ que absorve água, absorve tanto que vira lama, absorvemos os pecados, por isso precisamos ter telhado para proteger o tijolo. São Agostinho fala: "Se não conseguimos ser igual a Deus no amor, sejamos no horror". Horror ao pecado que é evitar o pecado, os meios que leve ao pecado.

Além do telhado é preciso ter saída para água sair, isso é a confissão. É preciso se confessar, porque o templo de Deus é puro, limpo. Para construir o santuário é preciso ver todos estes detalhes.

Escolha o terreno que é a sua verdade, faça o fundamento que é a sua vida de oração, as paredes que é a caridade e o escorrimento que é a reconciliação com Deus e com os outros.

Coragem, e põe-te a trabalhar!

 

 


 ADQUIRA ESTA PREGAÇAO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


 


Padre Antônio Xavier


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo