Deus é nosso companheiro de missão

.: Ouça essa homilia na íntegra


function open_gl(param){window.open(\’http://200.168.231.201/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}[+ fotos desta Santa Missa]
Antioquia era uma cidade com características típicas de uma cidade grande, cheia de necessidades de evangelizadores. A comunidade cristã escolhe os melhores discípulos para enviá-los em missão. O povo daquela comunidade poderia se perguntar: \”tanta gente para evangelizar aqui e os melhores são enviados para fora?\”

Quando lemos o livro dos \”Atos dos Apóstolos\”, percebemos que foi o Espírito Santo Quem enviou aqueles discípulos para evangelizar e batizar em nome do Pai, do filho e do próprio Espírito Santo; certamente aquela comunidade ficou mais fraca, quando Paulo e Barnabé foram enviados.

A missão de evangelizar, não é somente de cada cristão, mas é nossa missão como Igreja. Neste momento eu louvo a Deus por tantas dioceses que abrem horizontes, mesmo mergulhadas em mil problemas, mas olham, pela visão do Espírito Santo, e percebem que é preciso ir mais longe.

Lembramos em especial da diocese de Vacaria/RS, onde Dom Pedro passa por dificuldades na sua saúde, e mesmo com deficiência de sacerdotes, envia sacerdotes para a outras dioceses, a minha por exemplo.

Como não lembrar de tantas Igrejas que mesmo nas suas deficiências, enviam missionários?

Muitas vezes a missão do evangelizador pode passar pela tentação de querer a glória para si. Em nossa vida devemos muitas vezes rezar a oração de Santo Agostinho:
\”que eu me conheça melhor,
que eu conheça meu Deus,
que eu me despreze,
que eu Te ame ó Deus,
e que nada mais deseje em minha vida a não ser a Ti\”.

Não se perturbe, nem se intimide o vosso coração, por que Deus é nosso companheiro de missão. É o Espírito Santo Quem suscita o espírito missionário em nós.

Com a pregação de Paulo e Barnabé muitos experimentaram o amor de Deus, e missionário é aquele que vai e exorta o povo a permanecer na fé, portanto, estejamos juntos com esse povo que Deus nos confiou.

O missionário não pode perder as raízes e nos esquecer que queremos ser um deles, mas carregamos a nossa história.

Precisamos proceder como Jesus, para que o mundo reconheça que Ele ama o Pai, mas, como Jesus procedeu? Como o Pai ordenou. O Pai ordenou e o Espírito Santo revelou: não tenhamos horizontes pequenos, por que se não vamos gerar narcisistas e girar tudo em torno de nós mesmos.


Concluo tendo como base o salmo 145 que diz: \”que vossas obras, ó Senhor vos glorifiquem e os vossos santos com louvores vos bendigam e saibam proclamar o vosso poder\”.

Essa é nossa missão: fazer que se abram os olhos para as maravilhas de Deus e que os nossos corações se abram para amar Deus que é amor.

Que minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo o ser Seu Nome Santo, desde agora e para sempre, amém.

cancaonova.com :: Itaici
Fotos: Elcka Torres
Transcrição: Fernando Fantini


Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado


↑ topo