Deus nos colocou no mundo para os outros

Padre Edimilson Lopes

Dom Bosco foi um santo humilde à vontade Deus

Deus nos colocou no mundo para os outros_peedmilsonlopes

Padre Edimilson Lopes. Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Quem foram os santos e santas da Igreja Católica? Foram os homens e mulheres que, olhando para o modelo Jesus Cristo, procuraram imitá-Lo em tudo. Então, se imitarmos os santos, seguiremos o exemplo de Jesus Cristo.

Dom Bosco procurou ser um fiel seguidor de Cristo. Quem foi Dom Bosco? Ele foi um homem grande em Deus, que buscava a intimidade com o Senhor. As bênçãos de Dom Bosco eram poderosas e curavam, ele foi um homem de Deus, por isso não podemos ter medo de o imitar.

Um santo dedicado ao trabalho da juventude, Dom Bosco logo estava à frente do seu tempo. Foi um homem de grandes penitências e mortificações das quais ele não se descuidava.

Devemos seguir o exemplo dos santos e nos unir à cruz de Cristo. As três grandes paixões de Dom Bosco eram a Eucaristia, a Virgem Maria e o amor ao Papa.

Não tem como amar Deus, mas não amar o próximo, por isso o amor precisa transbordar.

Dom Bosco foi um homem de inúmeras construções, e o impossível não fez parte da sua história. As pessoas questionavam quando Dom Bosco rezava, já que estava sempre ocupado com suas ações. A resposta que vinha dele era: “Quando ele não rezava?”, pois estava sempre em um estado de graça e unido a Deus.

Seguir o exemplo de Dom Bosco

Podemos estar unidos a Deus em qualquer circunstância, por isso só não reza quem não quer. Os nossos pensamentos precisam estar unidos ao Senhor.

A humildade precisa ser um remo para a nossa vida, assim como foi para Dom Bosco, por isso busquemos ser humildes e não orgulhosos. Devemos viver a dimensão da humildade. Por exemplo: quando faltava dinheiro para as obras de Dom Bosco, ele corria para o banco da Divina Providência.

Veja também:
.: O orgulho é a fonte de todas as fraquezas e nos destrói
.: Ser santos com os santos

Deus proverá! O Senhor vai olhar para a nossa necessidade e nos trará a providência. Nós precisamos acreditar que Deus providenciará todas as coisas. Assim, tenhamos fé que, neste ano, viveremos uma experiência da providência.

Mantenhamos o foco em Jesus! Aconteça o que acontecer, não tiremos os olhos d’Ele. A nossa vida, nesta terra, é uma travessia, e só conseguiremos chegar do outro lado por meio da morte.

Dom Bosco tinha um costume maravilhoso de falar ao pé do ouvido das pessoas palavras de santidade. Ele foi um santo que lutava diretamente contra satanás.

Dentro de suas possibilidades, faça uma visitinha a Jesus Eucarístico para manter uma sintonia com Deus.

Todos os sonhos de Dom Bosco visava a salvação das almas, e para chegarmos no céu precisamos ser humildes e fiéis ao Senhor. A vida deste santo foi uma oferta a Deus, através do seu amor ao próximo!

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

↑ topo