Discípulos e missionários de Jesus

Como você poderia imaginar que aqueles que foram chamados – os apóstolos de Cristo –, os que estavam às margens do rio da Galiléia, homens fracos, assim como Pedro um pescador, fugiriam, pois somente João estava aos pés da cruz junto com Nossa Senhora? Mas depois da vinda do Espírito Santo se tornaram homens corajosos, e a maioria deles depois foi martirizada. “Eis que estarei convosco até os fins do tempos”.

E hoje nós usamos a TV e ficamos em comunhão com você. É um meio que em cada tempo o Espírito Santo vai suscitando. São formas para que o evangelho seja levado a todos. A cada tempo temos desafios que a Igreja nos coloca para a evangelização. Deus vai inventando os vários desafios para a evangelização.

A partir de uma experiência de oração com a Comunidade Canção Nova, vocês começaram um trabalho, onde ninguém acreditava, e hoje vocês são exemplos de evangelizadores. Por que se tornaram evangelizadores? É porque nosso Senhor propõe e indica caminhos para que o Evangelho possa ser levado a todos.

E você pode pensar: para algumas situações não tem mais jeito! Não é verdade! A graça de Deus é muito maior que o pecado.

Não existe uma pessoa que não possa receber a graça de Deus. Deus ama o pecador, mas abomina o pecado.

Como vamos evangelizar? Tudo o que é bom e ruim você encontra na internet. Eu tenho que saber usar as coisas de um jeito diferente. O que a Igreja tem para oferecer de melhor? Jesus Cristo. E nos tornamos missionário, mas como evangelizar neste tempo? Eu queria compartilhar com vocês alguns desafios.

As pessoas estão acostumadas com as noticias de corrupção, de morte, e ficamos paralisados. E passam anos e nada muda e passamos a nos acostumar. As pessoas já não se casam mais na Igreja. Você pode pensar assim: “Eu não consigo mudar tudo”. É verdade. Mas você pode chegar aonde eu não posso chegar.

Neste mundo, eu não tenho todas as respostas, mas o Senhor vai inspirar. “Eis que estarei convosco até os fins dos tempos”. A Igreja não se rende porque é o Senhor que esta com ela.

Como agir diante do relativismo? Paulo e Silas transformaram o cárcere em casa de oração. Deixe de ser complexado diante do mundo, deixe de pensar que o mal é maior. Mantenha-se sereno e alegre diante dos desafios. Carregue a liberdade dentro de si.

Diálogo começa quando você ouve o outro. Escute o outro profundamente. Quando eu consigo escutar, quem da a resposta é o Espírito Santo.

Madre Teresa de Calcutá soube que estavam buscando a legalização do aborto. Então, ela disse assim: “Eu ouvi falar que vocês querem a legalização do aborto, então eu quero dizer uma coisa a todas as mulheres que estão grávidas: esperem seus filhos nascerem e mandem para mim que eu cuido”.

Apostar nas pessoas: quando você aposta, acredita no outro, até com gestos mais simples como um sorriso, é aí que você encontra o caminho para que Deus entre e transforme a pessoa.

Eu não posso violar a consciência do outro. Não transforme a maravilha do evangelho em fanatismo. Não existe nada de bom no mundo que o Espírito Santo não esteja agindo. É a graça da comunhão entre as pessoas. Abra os seus olhos. Estamos usando os novos caminhos para a evangelização. 83 diferentes países estavam conectados conosco pela a WEBTV da Canção Nova no Encontro das Comunidades.

Abra os olhos para perceber os caminhos que o Espírito Santo está nos mostrando para evangelizarmos juntos.

Transcrição: Célia Grego
Foto: Renan Félix


Dom Alberto Taveira Corrêa


Arcebispo de Belém – PA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo