Educação dos filhos

Padre Vicente
Foto: Maria Andrea / CN

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra.” (Col 3,1-2) “Portanto, mortificai os vossos membros, isto é, o que em vós pertence à terra: imoralidade sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria. Estas coisas é que provocam a ira de Deus. Foi assim que vós também procedestes outrora, quando vivíeis nessas desordens. Agora, porém, rejeitai tudo isto: ira, furor, malvadeza, ultrajes, e não saia de vossa boca nenhuma palavra indecente; também não mintais uns aos outros, pois já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo, o qual vai sendo sempre renovado à imagem do seu criador, a fim de alcançar um conhecimento cada vez mais perfeito. Aí não se faz mais distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro, cita, escravo, livre, porque agora o que conta é Cristo, que é tudo e está em todos. ”(Col 3,5-11)

Não existe família perfeita, mas é verdade que existe famílias que lutam pela sua restauração. Nós temos rumos e direção, você não está perdido no emaranhado de vozes que lutam contra a família.

Se você quer dizer que sua família é cristã, recupere os valores cristãos. Sintetizando a última pregação de Padre Léo, o que ele queria dizer era: “Você é muito mais que seus olhos podem ver”. O primeiro grande referencial para você, pai e mãe é a fé. E na fé que você construirá a hierarquia de valores para sua família.

Faça da sua família uma escola de virtudes humanas e cristãs “Os pais, participantes da paternidade divina, são os primeiros responsáveis da educação dos filhos e os primeiros anunciadores da fé. Têm o dever de amar e respeitar os filhos como pessoas e filhos de Deus e, dentro do possível, de prover às suas necessidades materiais e espirituais, escolhendo para eles uma escola adequada e ajudando-os com prudentes conselhos na escolha da profissão e do estado de vida. Em particular, têm a missão de educá-los na fé cristã.” (CIC 460)

Pais, vocês tem a missão de educar os filhos na fé cristã. O que regerá a sua casa é ter uma hierarquia de valores. Quais sãos os valores que você educa suas crianças? Você tem que usar aquilo que você recebeu de melhor, que é a sua fé.

Você precisa ensinar aos seus filhos, depois de acreditar nisso, que eles são mais que seus olhos podem ver, pois senão você os criará na idolatria do ter. Deus quer sua família abençoada. Não é atento somente ao ter, que trará seus filhos para perto de você. É por Deus que vocês irão construir relações saudáveis na sua família.

Você é muito mais que seus olhos podem ver
Foto: Maria Andrea / CN

:: Veja fotos no Flickr

:: Veja + fotos também no Facebook

 

Olhe para fé e crie uma hierarquia de valores que não passam. Quais os valores estão presentes na educação de seus filhos? Eu não sei quais são ou serão os sacramentais da sua família, talvez seja a noite a oração que farão juntos com seus filhos ou a leitura de uma bíblia infantil para eles. Os filhos que veem isto acontecendo, olham para o pai e para a mãe e os tem como exemplos. Os seus filhos precisam descobrir com vocês, pai e mãe o significado verdadeiro de um matrimônio, de uma sexualidade em Deus. De como vale a pena ficar tantos anos juntos. É com vocês que eles precisam aprender isso.
As vezes seu filho não vai a igreja, porque o testemunho que vocês dão é um testemunho fraco. E você cobra, mas são palavras ao vento. O filho quer perceber em você a força e o exemplo de uma vida em Deus.

Tenha coragem de tirar da sua casa tudo o que está escrito em Colossenses 3, 5 “imoralidade sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria.”. Vocês precisam desde criança ensinar seus filhos sobre os valores que não passam. Se você ensinálos com a vida que eles são muito mais que o olhos deles podem ver, serão grandes homens de Deus e ensinará a seus netos isso. Não passe uma receita, mas sim uma vivência. Não tenha medo de transmitir para os seus filhos essa fé viva, que o faz ver além. Pois quando chegar o momento de dificuldade, você verá a diferença que isso faz na vida deles.

Você é muito mais que seus olhos podem ver, porque o que realmente importa é o amor. O amor com que você educará seus filhos. E esse filho saberá que o amor existe e que o amor é agora. Se você o ensinar isso, saiba que você deu tudo aos seus filhos. Deus é tudo, acima de Deus não há nada. Só Deus não vai embora, só Ele permanece, é por isso que você precisa alicerçar n'Ele a sua família, a educação de seus filhos. Esse é o verdadeiro legado, é em Deus que existe os valores que não passam. Alimente seus filhos com coisas boas, com as coisas de Deus, mas não desista da sua família, seja um família que reza, que está alicerçada no Senhor.

 


 

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


 
 

↑ topo