Educar para o céu

Padre Paulo Ricardo

Cada vez mais os pais estão sendo arrastados para compromissos fora da família.
É muito difícil educar os filhos porque estão sendo arrastados pelos exemplos dos amigos. Os filhos dos casais cristãos não querem ser diferentes.
Se os pais querem educar seus filhos como cristãos, eles precisam deixar muito claro que é um ‘nadar contra a correnteza’.

O que o Evangelho de hoje tem para dizer para nós pais de família e educadores?
Concelebrando uma Missa, o comentarista dizia assim: ‘nós recebemos esta vida, e esta vida é o dom maior que Deus poderia nos dar’.
Parece correta esta frase, mas é terrivelmente perigosa. Por que esta vida aqui na terra é um dom, mas não é o dom maior.
E satanás quando quer nos enganar. Ele nunca nos dá uma mentira completa, e quando a mentira é muito grande ninguém vai querer acreditar. Por isso satanás nunca diz uma mentira completa. É como uma pegadinha, ele põe uma isca, e dentro da isca tem um anzol para tirar a nossa vida.

Meus irmãos, quem pode acreditar que a vida aqui na terra é o dom maior? Só quem acredita que esta vida aqui é a melhor, e não acredita que exista outra depois desta.

Nós nos esquecemos o porquê Jesus Cristo deixou a sua Igreja aqui na terra. A Igreja serve para levar as pessoas para o céu. Nós entramos na Igreja aqui na terra para sermos igreja definitiva no céu, mas muitas vezes perdemos a noção do que é Igreja.

A finalidade da Igreja é levar as pessoas para o céu, e o resto é babado, é adereço, faz parte.
A finalidade da Canção Nova não é colocar a TV no ar, a finalidade é levar as pessoas para o céu.
Se isto é verdade em relação à Igreja, é verdade também sobre as famílias.
É para isto que nós educamos os nossos filhos.
Para quê você se casou? Para ter um companheiro que te acompanhe nesta caminhada em direção ao céu.
Se nós queremos educar os nossos filhos, temos que educa-los para o céu.
Jesus estava em casa. Que casa? Na casa de São Pedro, onde Jesus adotou a casa dele como base, onde curou a sogra de Pedro, e que bonito pensar que Jesus fez parte da família de Pedro e você deve convidá-lo também a fazer parte da sua família.

Desceram o paralítico pelo teto, e quando Jesus viu a fé deles disse: ‘Filho os teus pecados estão perdoados’. Jesus sabe que o bem maior não é esta vida, o bem maior é a tua salvação.

Nós viemos ao mundo para preparar o céu e acabamos transformando a nossa vida em bens materiais. Muitas vezes você vai atrás da cura física, e chegando lá Jesus te oferece um bem maior, a cura espiritual.

Na nossa mentalidade mundana pensamos quando Jesus diz teus pecados estão perdoados: ‘mas só isso?’ Nós queremos a cura física.
Quando um padre perdoa os pecados ele está dando um milagre maior. E se acreditamos neste bem maior, então vamos começar a viver como quem crê.

O que fazer para educarmos os nossos filhos para uma vida no céu? Esta vida aqui também é importante, mas Jesus colocou as coisas em uma hierarquia, e a salvação é mais importante do que qualquer outra coisa. Mais importante que a carreira, ou a saúde física. E eu não estou desprezando os estudos, saúde, carreira, mas quero dizer que existe um bem maior.

Esta vida é um bem, mas depende com o que você está comparando.
O bem maior é estar em paz com Deus.
De nada adianta uma Igreja que faz todos os milagres físicos, mas se não faz o milagre do perdão dos pecados de nada adianta. Se não é para levar as pessoas para o céu de nada adianta.

Educar filhos não é como apertar um botãozinho e ele funciona. Se você quer educar seus filhos, você precisa investir em tempo.
Não adianta largar seu filho o dia inteiro, e depois por horas na internet por que elas cada vez mais o está desumanizando. Isso não quer dizer que você nunca mais vai deixá-lo usar internet, mas como é que você quer educar seu filho se você não convive com ele? Ter filhos é missão de santificação.

Tem pais que querem levar seus filhos na base da bronca.
Quer levar seu filho para o céu? Então caminhe com ele.
Ou damos tempo para os nossos filhos, ou os nossos filhos não serão nossos filhos.

Isto é um longo caminho. Que seu filho não seja um peso, mas uma benção para você, e você para ele.
Deus quer seus filhos no céu.

transcrição e adaptação: Célia Grego

↑ topo