Estamos vivendo num tempo em que podemos fazer a diferença

Dom Alberto Altieri
Foto: Mariana Lazarin/cancaonova.com

O documento de Aparecida nos fala sobre a importância de cada cristão ter a experiência com o Senhor Jesus Cristo. O povo do Antigo Testamento tinha uma mentalidade dura, limitada, mas Deus nos prepara algo maior. Jesus é a ação do Pai. Ele viveu, sofreu e ensinou. E não foi fácil. Nem seus mais próximos amigos entendiam tudo o que Ele dizia.

Nós temos em nós duas forças: uma que nos chama para a eternidade e outra que nos arrasta para o mal. Mas só a graça de Deus, que nos fortalece, pode nos fazer optar pelo amor, por aquilo que não tem resposta imediata.

Estamos vendo o quanto as drogas estão devastando a juventude e cada vez mais com efeitos efêmeros, passageiros. Por isso, precisamos ouvir a Palavra de Deus, pois, na liturgia, ela tem a mesma força da Eucaristia. É preciso participar do banquete da Palavra para depois receber o banquete a Eucaristia.

Em muitas culturas, o deus é sempre alguém poderoso: o deus trovão, o deus sol. Mas apenas o Deus dos cristãos fez questão de vir frágil, dependente, carente de nosso amor e do amor de seus pais. Ele se colocou em nossa mão e depende da nossa conversão.

Algumas vezes me perguntam se eu não desanimo, porque a maioria das pessoas já não vive mais tudo o que diz a Palavra, o que diz a Igreja. Eu respondo que não, pois essa não é hora de desanimar; ao contrário, penso que vivemos num momento privilegiado, porque, quanto mais escuro está, basta apenas uma luzinha para iluminar.

"Com Jesus vamos transformar o mundo."
Foto: Mariana Lazarin/cancaonova.com

Estamos vivendo num tempo em que podemos fazer a diferença. A vida venceu a morte e o bem vence o mal sempre. Deus confia em nós, nos criou por amor sem que soubéssemos. O Senhor quer que a salvação aconteça por meio de nós. Ele nos deu dons, inteligência para que soubéssemos que, somando esses dons, conseguimos fazer a diferença.

As ciências modernas, os psicólogos e terapeutas confirmam que o ambiente mais adequado para o desenvolvimento do homem é a família, pois nela ele encontra harmonia, reconciliação, amor.

Com Jesus vamos transformar o mundo. Se conseguirmos viver plenamente a partilha, vamos conseguir viver, já neste mundo, a certeza da alegria e do amor.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso
 
Veja trecho da homilia:
 


Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600


 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo