Jovem PHN segue-me

monsenhor Jonas Abib
Foto: Robson Siqueira

Na coletoria de impostos, Mateus se levantou e seguiu Jesus. Para que você entenda melhor, o Senhor viu um homem nesse local [coletoria de impostos] e o chamou, assim como está no Evangelho de hoje: Mateus 9, 9-13.

O povo de Deus estava sob o jugo do Império Romano. Eles realmente cobravam pesados impostos e tinham consciência de que não poderiam ser dominados por um povo pagão. Os romanos, por essa razão, foram muitos espertos. Por isso os cobradores de impostos eram odiados pelo povo. Pelo fato de serem odiados isso causava polêmica na época, pois violência gera violência; injustiça gera injustiça. Os romanos mais espertos cobravam na proporção que eles recebiam, e 10% do que arrecadavam eram para eles. Por isso eram tão duros e corruptos.

Mateus que é o autor do Evangelho, contando-nos o que aconteceu em sua vida, um testemunho de fé e amor por Jesus. O que nós chamamos de conversão, que é uma transformação de vida. Deus ama você e Jesus pessoalmente o ama gratuitamente, não pelas coisas que você faz, Ele o amou antes de você existir. Não é por mérito, mas por Ele ser amor. Tudo com amor. Apesar de todas as “burradas” de sua vida, Ele nunca deixou de amar você. Jesus tem um interesse especial para mim. Diga a você mesmo: “Jesus me ama!”, convicto, mesmo nos erros de sua vida, pois Ele o ama gratuitamente. Hoje Jesus também está dizendo a você: Segue-me!

Na verdade, esse convite não é para você ser padre, religioso ou religiosa; é certo que no nosso meio há pessoas vocacionadas a isso, mas Ele está o chamando, assim como fez com Mateus.

Era de costume daquela época que o mestre fosse à frente e os discípulos seguiam-no em fila indiana, um atrás do outro. Se estavam andando na rua, já sabiam que o que estava à frente era o mestre.

“Segue-me” é o que Ele lhe fala de perto: “Venha estar bem próximo a Mim”. Não queira mais ir pelos caminhos por onde andou, mesmo que você tenha medo de segui-Lo. Porque muitas vezes quando lemos e escutamos estas palavras nos dá arrepio e medo, mas o próprio Jesus está lhe dizendo “Segue-me”. O restante Ele fará.

Ele não olha para a sua situação, mas olha para o amor d'Ele dizendo “segue-me”. Parece até uma irresponsabilidade quando nos fala, mas assim como acontece com Mateus, que larga tudo e O segue, é o Senhor que está lhe dizendo: “Siga-me”.

Se sua vida estiver estragada e escangalhada, mesmo assim é Jesus que o chama e não é difícil segui-Lo. Vai ser uma luta, mas não impossível. Somente exigirá muita constância e lutas interiores. Existem muitos “jovens PHN” que decidiram seguir Jesus, e assim como Jesus chamou Mateus, agora é a sua vez.

'Éo próprio Jesus que está lhe dizendo 'segue-me''
Foto: Robson Siqueira

.: Ouça a mensagem

É o momento de retomar para valer o caminho de volta para Jesus! Mesmo que tenha se desviado e entrado na rotina, apoiado nos fatos e acontecimentos de muitas vidas felizes que passam para todos apesar de muito sofrimento, são felizes. Embora tenham que seguir contra a correnteza, que está do um lado, eles estão por outro lado. Porque o mundo de hoje não vive isso. Isso que é o valioso: não ser uma “Maria vai com as outras”. Você decide e vai com Jesus!

Muitos dizem para deixá-los experimentar a vida, mas não se engane. Jesus passa uma, dez, cem e até mil vezes, mas uma delas pode ser a última. Não por Ele desistir de você, mas por você não querer mais segui-Lo por alguma circunstância.

Há muitos jovens morrendo e morrendo muito cedo. O mundo está traiçoeiro e os envolve, embora Jesus os chame, muitos já estão envolvidos por ele [mundo]. Agora é o tempo favorável e hoje é o dia da salvação: Jesus está chamando você.

Está tudo certo e tudo bem, mas por quê? Porque Jesus o ama e foi até a cruz e morreu por sua causa! E morreria por você outra vez se preciso fosse. Não foi qualquer morte, mas foi na cruz e com todos os sofrimentos. Assim como a música que diz: “Ninguém te ama como eu, olhe pra cruz foi por ti porque te amo”, ninguém o amará como Jesus.

Entre para esta luta! Para esta conquista, para ser um vencedor. Jesus quer fazer de você um vencedor, uma lutadora, uma vencedora. Louvado seja Deus! Com Jesus, sou lutador e vou ser lutador porque ninguém me ama como Ele! Com Ele já sou vitorioso, já sou vencedor porque o Senhor morreu por mim e ninguém me ama e nem me amará mais do que Ele. Eu entro hoje neste campo, nesta batalha. Repitam: sou seguidor de Jesus! Sou seguidora de Jesus e vou caminhar com Ele dia a dia na minha vida.

Naquela noite, Mateus convidou seus amigos e claro que eram cobradores de impostos. Mas como o Mestre comeria com eles? Pois comer com as pessoas era um sinal muito forte de aliança, não se comia com qualquer um. De forma que isso dizia que Jesus era aliado dos cobradores. Mas Ele ao perceber o que estavam falando disse: “’Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores" (Mateus 9, 9-13).

Quem de vocês não é pecador? Todos nós somos pecadores! Lutamos para sair do pecado de forma a permanecermos na graça de Deus. O pecado nos arrasta, atrai e trai. Mas Jesus veio chamar-nos porque somos os pecadores. Veio chamar os fracos, assim como Pedro, João, Tomé e todos os apóstolos. Com nossas fragilidades e fraquezas, mas decididos. Meu irmão, minha irmã, tudo está na sua decisão. Se você já tinha decidido diga interiormente: “Eu me decido por Jesus!”

Que seja agora o momento em sua vida, decida-se. Decida-se agora. Mesmo que esteja “na pior”, mesmo assim Jesus está chamando você agora. Decida-se por Ele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo