Jovens Sarados, projeto de céu

Padre Roger Luís
Foto: Maria Andéia

Temos, diante de nós, um jovem que foi escolhido para ser um sinal claro da manifestação de Deus: Salomão. Na Palavra, você pôde escutar que Salomão era um adolescente e se sentia muito incapaz, muito imaturo para dirigir aquele povo na vontade de Deus. Mas quando o Senhor escolhe alguém, é para ser-lhe fiel e andar nos Seus caminhos. Ao longo da história, Deus escolheu muitos homens como reis, juízes e anciãos que, humanamente, eram mais 'capacitados' que Salomão, mas que foram infiéis e O desobedeceram.

Jovem, se Deus aparecesse para você agora, o que você pediria a Ele? Riqueza, mulheres, casa na praia, paz, saúde…? É bonito ver que Salomão pede coisas grandes a Deus, pede o que precisaria para realizar a missão que o Senhor lhe havia dado: "Dá, pois, a teu servo um coração compreensivo, capaz de dirigir o Teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. O que Salomão pede é algo que não passa.

Um jovem sarado precisa pedir a Deus o que Salomão pediu: discernimento sobre o que é bom e o que não o é; o que eu posso fazer e viver e o que eu não posso. Devemos nos perguntar: "Será que posso ir a este lugar?", "Será que a maneira com que estou namorando vai gerar em mim santidade?", "Será que este livro, esta música, esta festa…" O que é bom e o que é mau?

Salomão era um jovem sarado e sua oração agradou ao Senhor, porque ele pediu o necessário.

:: Confira as fotos do Acampamento Jovens Sarados

O mal e o bem estão batendo à sua porta, jovem, mas quem escolhe a quem seguir? Você. Deus já fez a Sua escolha e escolheu salvar você, derramando o Seu sangue na cruz. Mas agora é a sua decisão por Deus. Querer a salvação depende de nós, não depende mais de Deus, porque o que Ele tinha de fazer já o fez. Salomão pediu ao Senhor a graça de fazer, com sabedoria, a escolha por Ele; este deve ser o pedido de um Jovem Sarado.

O Papa já falou que este mundo está vivendo a ditadura do relativismo, e este relativismo vai entrando onde há uma brecha, principalmente naqueles que fizeram a opção radical por Deus, mas que, ao longo dos anos, vão se esmorecendo. O Papa Paulo VI também alertou, no início do seu pontificado, que a 'fumaça do inferno' entrou na Casa de Deus [Igreja]; aos poucos nós vamos dando vazão e este mal, e temos de pedir a sabedoria para escolher o bem e rejeitar o mal.

"Jovem Sarado é jovem de atitude", diz padre Roger Luís
Foto: Maria Andréa/CN

 

Talvez Deus não tenha lhe dado muita coisa até agora, porque você esteja pedindo coisas fúteis. A Igreja Católica não prega a teologia da prosperidade, que é uma grande heresia dos nossos tempos. Ela prega a cruz, um Cristianismo autêntico que nos chama a viver uma santidade radical. Jovem, eu sei que você não pensa pequeno e que quer ser um grande profissional, ser promovido, ter um bom trabalho; mas você precisa querer, antes, a santidade, uma vida de renúncias àquilo que a TV prega, às músicas extremamente sensuais que vão estragando-o e fazendo com que o mal seja mais forte na sua vida.

Eu tenho me encantado com Santa Inês, uma jovem tão bonita que muitos homens se interessavam por ela. Um homem, que era filho do prefeito da cidade, ficou tentando conquistá-la, mas Inês disse a ele: “Eu já tenho um esposo: Jesus Cristo”. O prefeito da cidade mandou a moça para um prostíbulo e lá deixaram-na nua, mas o primeiro homem que tentou tocar em Inês caiu duro (morto). Inês morreu degolada em nome da pureza. Uma jovem de 13 anos que derramou o sangue para defender a sua virgindade. Deus quer este coração de correspondência e de atitude nos jovens sarados, mas é preciso que vocês sejam radicais.

::Comente esta homilia no Facebook

::Comente esta homilia no Twitter

O Jovem Sarado tem um ideal que o faz dizer 'não' às coisas deste mundo: Jesus Cristo. Você tem que ter um ideal. Fica horas e horas na internet, na televisão, no Twitter… Será que é pedir demais que você tire uma hora para ler a Palavra? Para ler o Youcat (Catecismo Jovem) ou um livro de formação? Se você não tomar uma atitude, nada disso vai acontecer. Jovem Sarado é jovem de atitude!

Você acha que eu tenho vontade de celebrar [a Missa] todos os dias? Não, mas eu a celebro por amor a Jesus; e este amor me faz ser um sacerdote de atitude, porque minha fé não está no sentimento, mas no amor.

 

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600



Veja mais:


:: "No labirinto, jovens refletem sobre as escolhas feitas na vida'
:: "Sempre tive vontade de ter uma foto de família"
:: Trilha no Acampamento Revolução Jesus

:: Meu pai não é quadrado – pregação da Magda
:: Quero um amor maior- pregação padre Paulo Ricardo

:: Quero pegar, mas Cristo me pegou- pregação Emanuel
:: Modulo "Anazopiren"

 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo