Maria, a imperatriz da América

Frei Gilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Que maravilha saber que o Amor de Deus nos alcança! Hoje, é dia de Nossa Senhora de Guadalupe, um título que diz muito ao meu coração. “A imperatriz da América”, como dizia o Papa Pio XII. Quando ela apareceu ao jovem Juan Diego, ela lhe disse: “Você Juan, é o menor dos meus filhos”. Irmãos, nós devemos ter a mesma consciência, somos pequenos diante do Deus que é grande!

Duas características são fortes para mim em Nossa Senhora: o amor especial para com aqueles que são humildes. A Palavra de Deus nos diz que Ele não veio para os sãos, mas os doentes, para os pecadores! 

Sua segunda característica é a disposição em servir. Se nos colocarmos diante de Nossa Senhora como alguém que necessita, conseguiremos as graças que lhe pedimos. Os cristãos precisam aprender a viver de fé, pois os que vivem de sentimento vão embora logo!

Diga ao Senhor: “Eu quero ser uma pessoa com uma fé inabalável”. Para amadurecer é preciso passar por provas. “A tentação vem do demônio, mas a prova vem de Deus”, com disse monsenhor Jonas, fundador da Canção Nova.

Amados, assim como o ouro é passado pelo fogo, nós também precisamos passar pela humilhação. Muitas vezes, em vez de entender as provas que passamos, nós murmuramos.

Nossa Senhora também foi humilhada, mas passou pela prova e, cada vez mais, se tornou uma mulher forte. Maria sabia que racionalmente tudo o que ela viveu não tinha explicação, mas ela confiou. O silêncio que ela manteve diante de José foi uma fé que englobava o sofrimento. Amados, como é difícil silenciar na hora da prova, a nossa tentação é murmurar. A nossa primeira atitude é descontar no outro, mas Maria silenciou. Muitas vezes, na hora da prova precisamos silenciar.

Quantas vezes em nossa vida as coisas não acontecem como planejamos. Mas, o que dizer de Nossa Senhora que teve que se exilar para uma terra desconhecida, sem apoio ou alguém que a conhecia. O único apoio era Deus. Na hora da prova como é difícil entender que o nosso único apoio é Deus. Talvez diante de um sofrimento ele quer que você entenda que não se pode se apoiar nas coisas ou em segurança humana, mas Deus faz com que percamos nossa segura, para que nos seguramos na rocha que é Jesus Cristo. Aquele que põe o seu apoio em Deus, não cai, mas permanece firme!

Uma prova de fé de Nossa Senhora era aceitar Jesus como o menino como os outros, mas era dessa forma que ela avançava na fé. O nosso maior problema diante da prova é o querer entender, pois queremos respostas para tudo. Acredito que Deus faz questão de não nos dar muitas respostas, Marai meditava e não se questionava ou murmurava.

"Nossa Senhora de Guadalupe, a imperatriz das Américas"
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com


Por fim, o heroísmo da obediência da fé diante de Cristo na Cruz. Ela sabe que Cristo realiza a vontade do Pai. Sem nós queremos entender o mistério da Cruz, devemos colocar a fé. Cumprir quando é difícil de aceitar! Peça ao Senhor esta fé!

A coisa mais bonita que li no evangelho de hoje, foi quando Maria disse: “A minha alma engradece em Deus meu Salvador”. Para ela dizer isso ela estava cheia de humildade, foi preservada do pecado original. Nós podemos nos perguntar: “Em que consiste a salvação?” Papa Francisco nos diz que a salvação pela fé consiste em reconhecer o primado do dom de Deus.

O Papa nos diz que não são as nossas obras que nos justificam, mas a fé. Deus não é uma moeda de troca, não permita que o seu relacionamento com Deus seja uma troca, pois não pelos nossos méritos que alcançaremos a salvação, mas somente em Cristo!

 

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo