Mudar para transformar

Dom Altieri
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

São Vicente há tanto tempo já sentia a necessidade da mudança na sociedade. Neste ano a família vicentina sentiu a necessidade de refletir o que nos é preciso atualizar, mudar. Se a gente não acredita nesse Deus da providencia, que é vivo e está presente o tempo todo, tem medo da mudança.

Deus nos deu propostas, metodologias para completar aquilo que é o melhor quando nos abrimos e partilhamos. Como utilizar melhor os dons e talentos que Ele nos deu?

É mais fácil viver na mesmice. Como aqueles que guardaram os talentos que tinham, como na parábola dos talentos. Os dons que Deus nos da é para ser colocado em prática. Nós nem imaginamos o que vem na confiança e no sim para aquilo que Deus tem para nós.

Deus correu o risco de acreditar em nós, que podemos fazer coisas boas, contribuir com a criação, pensar o bem como Ele pensou.

Se sofremos, lutamos, buscamos acertar, temos desafios, é porque estamos no caminho certo. Se está difícil é porque seguimos o caminho de Cristo aquele que não foi aplaudido o tempo todo, mas foi tantas vezes caluniado. Até o alto da cruz Jesus foi fiel e coerente com aquilo que propôs. Se não foi fácil para Jesus, não será para nós. Ele não fez “propaganda enganosa” para ninguém.

"Nossa capacidade de mudar está na medida do nosso relacionamento com Deus. "
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Jesus veio pra servir e não pra ser servido. Quem busca vaidade e poder será humilhado. Quem faz em serenidade e sem interesse, a seu tempo, a obra vai brilhar. Sou um enviado, instrumento, a obra é de Deus. Precisamos estar dispostos e abertos para a missão, unidos. Será que somos “funcionários” desinteressados que fazem as coisas apenas quando estão olhando? Do que adianta? O santo é sereno porque sabe que a obra é de Deus. Ele sabe e confia que Deus é providente e de uma situação que nada da certo ele consegue tirar uma vantagem.

Nossa capacidade de mudar está na medida do nosso relacionamento com Deus. Não foi atoa e sem motivo que cada um chegou aqui.

Temos que olhar com o coração de Deus como Jesus fez. Ele da exemplo na parábola do bom samaritano onde diz que o próximo é aquele que está perto, que se tem compaixão para com sua dor, sofrimento. O próximo é aquele que me aproximo com misericórdia e compaixão.

Pela eucaristia e a Palavra de Deus a diversidade de dons não nos causa inveja. Os dons são diferenças que se completam. Somos convidados a dar prova de fé nessa missão que nos é concedida.

Transcrição e adaptação Clarissa Oliveira

↑ topo